Reprodução de lógicas pretéritas na produção de infraestruturas e espaços: o projeto do Rodoanel da RMBH
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.222727Palavras-chave:
geografia de infraestruturas; reestruturação do território; produção do espaço; lógica desenvolvimentista; áreas periféricas.Resumo
Em um debate sobre o projeto do Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte, este trabalho tem como objetivo investigar como tal projeto tende a reestruturar este território através da reprodução de lógicas pretéritas, dadas através de investimentos predominantes no modal rodoviário, da indução de processos imobiliários especulativos, do tensionamento de áreas ambientalmente sensíveis e da potencialização de parcelamentos periféricos e precários no entorno da via. Metodologicamente, os levantamentos e análises focaram-se no modo como projetos de infraestrutura rodoviária têm sido regidos pela aqui denominada lógica desenvolvimentista, indutora de fluxos e processos de parcelamento, ocupação e uso do solo urbanos. A estruturação viária da RMBH foi então estudada, desdobrando-se sobre diferentes versões do projeto do Rodoanel, da década de 1970 ao momento atual. Apesar de propor soluções para determinados conflitos viários, entende-se que tal via ainda é incapaz de modificar, efetivamente, a estruturação rodoviária predominantemente radial da RMBH.
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