A Terra e o cosmos em Humboldt: elementos para a construção da Geografia moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2024.222786Palavras-chave:
Mundo, Geografia, Universo, CiênciaResumo
Este artigo emerge de uma investigação nas bases filosóficas e epistemológicas da Geografia que nos conduziu até os quatro volumes de "Cosmos: Ensaio de uma Descrição Física do Mundo", de Alexander Von Humboldt. Nos debruçamos, sobretudo, sobre a concepção de Humboldt acerca do Universo e da Terra, explorando o impacto de suas ideias na formação da Geografia como disciplina. Para tanto, utilizamos a versão em castelhano traduzida por Eduardo Perié, juntamente com os volumes um e cinco em inglês, traduzidos do alemão por Elise Charlotte Otté. Ao longo do artigo, ressaltamos a distinção entre os estudos telúricos e uranográficos propostos por Humboldt, além de sua visão ao definir a Geografia como uma ciência encarregada de consolidar os conhecimentos relativos à evolução orgânica e inorgânica da superfície terrestre. Como desdobramento dessa análise, identificamos raízes fundamentais na construção do conhecimento geográfico como disciplina, além de discutimos suas possíveis influências na produção do saber geográfico contemporâneo.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. - A Epistemologia - Ed. Edições 70, Lisboa, 1971.
BELEVILLE, Michelle - Discoveries - Hubble's Deep Fields, NASA, 2022.
BRETON, T. Thierry - La Dimension Invisible - Le Défi du Temps et de l’information . Ed. Odile Jacob, París, (1994).
FLECK, Ludwik. Gêneses e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte, Ed. Fabrefactum, 2010.
FOUCAULT, M. - Arqueologia do Saber - Editora Forense Universitária, 7º Edição, Rio de Janeiro, 2008.GOMES, P.C.C – Geografia e Modernidade – 9° Ed. Bertand Brasil, Rio de Janeiro, 2011.
HUMBOLDT, A. - Cosmos - Ensayo de una Descripcion Física del Mundo - Tomo I - Ed. Eduardo Perié, Bélgica, 1875a.
HUMBOLDT, A. - A Sketch of Physical Description of the Universe - Tomo I - Ed. Harper e Brothers Publishers, New York, 1858a.
HUMBOLDT, A. - Cosmos - Ensayo de una Descripcion Física del Mundo - Tomo II - Ed. Imprenta de Gaspar e Roig - Madrid – 1874a.
HUMBOLDT, A. - Cosmos - Ensayo de una Descripcion Física del Mundo - Tomo III - Ed. Imprenta de Gaspar e Roig - Madrid – 1874b.
HUMBOLDT, A. - Cosmos - Ensayo de una Descripcion Física del Mundo - Tomo IV - Ed. Imprenta de Gaspar e Roig - Madrid – 1875b.
HUMBOLDT, A. - A Sketch of Physical Description of the Universe - Tomo V - Ed. Harison and Sons - London – 1858b.
HUMBOLDT, A. Cosmos : Essai d'une description physique du mond – Le ciel Tableaux de la nature –Vue générale des phénomènes, Editora Flammarion, Paris, (2000).
MORIN, E. - Terra-Pátria - Traduzido por Paulo Neves e Editado por Meridional LTDA, Porto Alegre, RS, 1995.
SANTOS, M. e SILVEIRA, M.L. - Globalização e Goeografia - A Compartimentação do Espaço - Caderno Prudentino de Geografia, Dossiê: Geografia e Globalização, nº 18, Presidente Prudente, 1996.
SOBREIRA, P.H. - Cosmografia Geográfica - A Astronomia no Ensino de Geografia - Tese de doutorado defendida no Departamento de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2005.
VARENIUS, B. – Geographia Generalis, In Qua Affectiones Generales Telluris Explicandur – Edição virtual da 1° edição, identificada pela Kais.Kön. Hofi bibliothek, Amsterdam, 1671.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Rodrigues Leite, Francisco Mendonça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).