Tecnologias Digitais e Geografia Escolar: saberes docentes produzidos durante o Ensino Remoto Emergencial (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.230053Palavras-chave:
Geografia Escolar , Saberes docentes, TDIC, práticas pedagógicas , aulas remotasResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma reflexão teórica e pesquisa em campo que buscou identificar e analisar os saberes que os professores produziram na pandemia da Covid-19 a partir do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Geografia Escolar. Para tanto, aplicamos questionários para professores de Geografia, com perguntas relacionadas à formação de educadores e aos saberes docentes e práticas pedagógicas mediados pelas tecnologias digitais. Como a maioria dos professores participantes desta pesquisa não foi formada para entender as TDIC e suas relações com o ensino de Geografia, tampouco, posteriormente, participou de atividades que possibilitassem pensar e/ou trabalhar pedagogicamente com as tecnologias digitais, constatou-se que os saberes docentes com as TDIC que emergiram na Geografia Escolar, no Ensino Remoto Emergencial, foram, essencialmente, experienciais, surgidos nas práticas profissionais dos professores (ligados ao manuseio de equipamentos, à formação continuada, ao planejamento pedagógico e à metodologia de ensino).
Downloads
Referências
ANTUNES NETO, J. M. F. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo da pandemia? In.: Revista Prospectus, v. 2, n, 1, p. 28-38, Ago/Fev, 2020. Disponível em:<https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32>. Acesso em: 23 jul. 2024.
BALANSKAT, A.; KEFALA, S.; BLAMIRE, R. The ICT impact report: a review of studies of ICT impacto schools in Europe. European Schoolnet, Brussels, Belgium, 2006. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2024.
COELHO, K. A. Os desafios dos professores de Geografia em decorrência do ensino remoto emergencial no município de Fortaleza e Região Metropolitana. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
GALIANO, L. O.; SANTOS, N. O. dos. O ensino remoto (ERE) em foco: perspectivas, considerações e desafios. In: Anais do I Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional. Anais...Rio Branco (AC) IFAC, 2021. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2024.
OLIVEIRA, V. H. N. Como fica o ensino de Geografia em tempos de pandemia da Covid-19? Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577>. Acesso em: 16 ago 2024.
OLIVEIRA, V. V. de. Geografia escolar e tecnologias digitais: desafios da prática docente diante do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
SANTOS, C. dos. Educação e “cibercultura”: como os futuros professores estão se preparando para conduzirem processos educativos voltados a estudantes com atenção continuamente parcial?. Acta Educ., Maringá, v. 44, e52673, 2022. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012022000100202&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05 abr. 2024.
SOUTO, J. C. de S.; MORAIS, N. R. Ensino de Geografia em tempos de pandemia: desafios do ensino remoto e das tecnologias na prática docente, Revista de Ensino de Geografia, v. 12, n. 22, Uberlândia, p. 102-118, jan./jun. 2021. Disponível em: < http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N22/Art6-v12-n22-Revista-Ensino-Geografia-Souto-Morais.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2024.
PACHECO, A. P. P. O uso de tecnologia da informação e comunicação no ensino e aprendizagem de Geografia: uma proposta de formação continuada. Tese (doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2019.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIEIRA, M. de F.; SECO, C. A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 1013-1031. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.1013>. Acesso em: 30 ago. 2024.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Fernandes Ladeira Fernandes Ladeira, Tânia Seneme do Canto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).