Ensinando o meio ambiente na geografia escolar: Uma visão dos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2025.230715Palavras-chave:
Estados Unidos, Geografia ambiental, Ensino de geografiaResumo
Como debatedor na reunião ENPEG 2024 em São Paulo, Brasil, revisei como ensinar impactos ambientais na educação geográfica. Minha palestra focou na organização dos padrões acadêmicos nos Estados Unidos e sua influência no ensino ambiental. Destaquei os aspectos únicos da geografia, enfatizando a relação entre as pessoas e o meio ambiente, conforme definido por estudiosos como Susan Hanson e Yi-Fu Tuan. Embora o conteúdo ambiental apareça nas escolas de biologia e ciências ambientais, a geografia muitas vezes é deixada de lado na educação dos EUA, em grande parte devido à formação incompleta dos professores e à falta de padrões geográficos dedicados em todos os estados. Propus que o ensino eficaz de geografia ambiental deve mostrar a interconexão dos sistemas humanos e físicos. Duas estratégias de ensino ilustraram esta abordagem, e concluí que uma boa educação em geografia ambiental requer professores bem treinados e currículos integrados que reflitam a complexidade das questões ambientais, indo além de uma abordagem de ensino fragmentada.
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Referências
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