Teoria das representações em Henri Lefebvre
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.83538Palavras-chave:
Representações, Teoria das Representações, Henri Lefebvre, abordagem cultural, GeografiaResumo
Esse artigo busca explicitar uma teoria das representações na obra de Henri Lefebvre, tomando como base seu livro seminal sobre a temática: A presença e a ausência. Visa-se à explicitação de uma teoria e um conceito de representação que possam fundamentar uma abordagem cultural e multidimensional para a Geografia, articulando os campos da dialética e da fenomenologia. A articulação entre fenomenologia e dialética justifica-se neste contexto como uma necessidade de método para a compreensão dos processos de produção do espaço na contemporaneidade, como fundamento para uma Geografia dos Espaços Vividos.
Downloads
Referências
BROEK, J. O. M. Iniciação ao estudo da Geografia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
LEFEBVRE, H. La Presencia y La Ausência: contribuicion a la teoria de las representaciones. México. Fundo de Cultura Econômica, 2006.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. 2a reimpr. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2004.
LEFEBVRE, H. La production de l´espace. 4e édition. Paris: Anthropos, 2000.
LEFEBVRE, H. Lógica formal e lógica dialética. 3. ed. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1983.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 3. ed. São Paulo : Matins Fontes, 2006.
SARTRE, J-P. O Ser e o Nada. Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis: EditoraVozes, 2005.
SCHMID, C. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. Geousp, São Paulo, v. 32, p. 89-109, 2012.
SERPA, A. Paisagem, lugar e região: Perspectivas teórico-metodológicas para uma Geografia humana dos espaços vividos. Geousp, São Paulo, v. 33, p. 168-185, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 GEOUSP: Espaço e Tempo (Online)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).