Teoria das representações em Henri Lefebvre
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.83538Mots-clés :
Representações, Teoria das Representações, Henri Lefebvre, abordagem cultural, GeografiaRésumé
Esse artigo busca explicitar uma teoria das representações na obra de Henri Lefebvre, tomando como base seu livro seminal sobre a temática: A presença e a ausência. Visa-se à explicitação de uma teoria e um conceito de representação que possam fundamentar uma abordagem cultural e multidimensional para a Geografia, articulando os campos da dialética e da fenomenologia. A articulação entre fenomenologia e dialética justifica-se neste contexto como uma necessidade de método para a compreensão dos processos de produção do espaço na contemporaneidade, como fundamento para uma Geografia dos Espaços Vividos.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BROEK, J. O. M. Iniciação ao estudo da Geografia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
LEFEBVRE, H. La Presencia y La Ausência: contribuicion a la teoria de las representaciones. México. Fundo de Cultura Econômica, 2006.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. 2a reimpr. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2004.
LEFEBVRE, H. La production de l´espace. 4e édition. Paris: Anthropos, 2000.
LEFEBVRE, H. Lógica formal e lógica dialética. 3. ed. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1983.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 3. ed. São Paulo : Matins Fontes, 2006.
SARTRE, J-P. O Ser e o Nada. Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis: EditoraVozes, 2005.
SCHMID, C. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. Geousp, São Paulo, v. 32, p. 89-109, 2012.
SERPA, A. Paisagem, lugar e região: Perspectivas teórico-metodológicas para uma Geografia humana dos espaços vividos. Geousp, São Paulo, v. 33, p. 168-185, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright GEOUSP: Espaço e Tempo (Online) 2014

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).