Reestruturação do transporte aéreo de passageiros em Santa Catarina: da aviação regional para o sistema de hub
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.173405Mots-clés :
Transporte Aéreo de Passageiros, Estratégias Territoriais, Aviação Comercial, Configuração Territorial, Aviação RegionalRésumé
Ao analisar os fluxos aéreos no estado de Santa Catarina, observamos uma mudança na sua tipologia, principalmente entre 2000 e 2005. Isso quer dizer que, além da movimentação, as rotas regionais com múltiplas escalas foram sendo substituídas aos poucos pelas mais longas, conectadas aos centros operacionais das companhias, localizados em importantes nós da rede urbana. Cidades com menor influência regional deixaram de operar voos, e a oferta passou a ser cada vez mais concentrada. Há também o melhoramento de variáveis que envolvem taxas de ocupação e oferta de assentos, entre outras, no âmbito da logística corporativa. Destacam-se ainda o efeito da logística de Estado no planejamento de transpor- tes via pactos normativos (normas e tributos) e os investimentos concentrados na reestruturação da aviação. Nesse sentido, este trabalho visa compreender o processo de reconfiguração territorial da aviação comercial de passageiros no Brasil por meio do que aconteceu em Santa Catarina.
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