ELEMENTOS PARA UMA DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE A REGULAÇÃO NO TERRITÓRIO
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.73956Mots-clés :
Norma, técnica, lex mercatoria, território, regulação.Résumé
Um aspecto fulcral, mas pouco difundido na geografia, é a reconstituição de algumas formas de direito a-nacionais (apelidadas globais) cujos agentes são empresas transnacionais, ONGs e movimentos sociais que extrapolam a escala do Estado-nação, mas produzem normas jurídicas praticadas em território nacional - o Estado perdeu o monopólio da produção de normas; e a noção de soberania (basilar para a geografia moderna) carece, então, de reexame detido.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ANTAS Jr., Ricardo Mendes. Espaço geográfico: fonte material e não formal do direito. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de SãoPaulo, Departamento de geografia, 2002.
DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FARIA, José Eduardo. “Direito e globalização econômica: notas para uma discussão”. Em Estudos Avançados. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 1996, vol. 10, n. 28.
FARIA, José Eduardo. O Direito na economia globalizada. São Paulo: Malheiros, 1999. Lei de Arbitragem, n. 9.307, de 23 de setembro de 1996.
HUCK, Hermes M. “Lex Mercatoria – horizonte e fronteira do comércio internacional”. Em: Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1992, n. 87.
SANTOS, Boaventura de Sousa. “O discurso e o poder: ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica”. Em Boletim da Faculdade de Direito. Universidade de Coimbra, número especial em homenagem ao Prof. Dr. J. J. Teixeira Ribeiro, Coimbra, 1979, pp. 227-341.
SANTOS, Milton. Técnica Espaço Tempo - globalização e meio técnico- científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Ricardo Mendes Antas Júnior 2004

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

