O pivô geográfico da história
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74189Palabras clave:
Geografia, GeopolíticaResumen
Quando historiadores no futuro remoto vierem a olhar novamente sobre o grupo de séculos pelos quais estamos passando agora, e enxergando-nos em perspectiva, como hoje vemos as dinastias egípcias, pode muito bem ser que descrevam os últimos 400 anos como a época Colombina e digam que ela acabou logo após o ano 1900. Ultimamente, tem sido lugar comum falar sobre a exploração geográfica como quase encerrada, e se reconhece que a geografia deva ser direcionada para o propósito da investigação intensiva e da síntese filosófica. Em 400 anos o contorno do mapa do mundo foi completado com aproximada precisão, e mesmo nas regiões polares as viagens de Nansen e de Scott reduziram muitíssimo a última possibilidade de descobertas dramáticas. Mas a abertura do vigésimo século é tomada como o fim de uma grande época histórica, não apenas em decorrência desse feito, por mais importante que possa ser. O missionário, o conquistador, o fazendeiro, o mineiro e, recentemente, o engenheiro, seguiram tão de perto os passos dos viajantes que o mundo, nas suas fronteiras mais remotas, mal fora descoberto quando já podemos fazer a crônica de sua apropriação política virtualmente completa. Na Europa, América do Norte, América do Sul, África e Australásia, mal restou alguma região para ser alvo de reivindicação de propriedade, exceto como resultado de uma guerra entre poderes civilizados e semicivilizados. Mesmo na Ásia, estamos provavelmente presenciando os últimos movimentos do jogo iniciado pelos cavaleiros de Yermak, o Cossaco, e pelos marinheiros de Vasco da Gama. Genericamente falando, podemos contrastar a época Colombina com a idade que a precedeu ao descrever as características essenciais da primeira como a expansão da Europa contra resistências quase insignificantes, enquanto a Cristandade medieval estava encurralada em uma região estreita e ameaçada pelo barbarismo externo. De hoje em diante, na idade pós-Colombina, devemos novamente ter de lidar com um sistema político fechado, e no entanto será um de escopo mundial. Toda explosão de forças sociais, no lugar de ser dissipada em um circuito ao redor, de espaço desconhecido e caos bárbaro, será fortemente reecoada desde as longínquas partes do globo, e por isso os fracos elementos no organismo político e econômico do mundo serão em consequência destroçados. Há uma ampla diferença do efeito causado pela queda de uma granada em uma terraplanagem e sua queda em meio aos espaços fechados e às rígidas estruturas de uma grande construção ou embarcação. Provavelmente alguma semiconsciência desse fato é que está finalmente desviando grande parte da atenção de estadistas em todas as partes do mundo da expansão territorial para a luta pela relativa eficiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Halford J. Mackinder

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).

