O compartilhamento de saberes sobre o uso da modelagem paramétrica e da fabricação digital entre contextos formativos e profissionais de arquitetura: relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v17i1.183927

Palavras-chave:

Projeto de arquitetura, Parametria, Extensão curricularizada, Estágio curricular

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de ações que visam compartilhar experiências de reconhecimento e apropriação de técnicas de projeto paramétrico e fabricação digital com escritórios de arquitetura, desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão. Tais ações têm investido no estabelecimento de um diálogo com profissionais de arquitetura, de um contexto local, sobre as potencialidades de tais técnicas para a resolução de problemas de projeto junto a este contexto específico, no dia a dia da prática de arquitetura. Além da própria formação dos estudantes envolvidos no projeto em questão, os participantes das ações tiveram a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de compartilhamento por meio das práticas dos estágios obrigatórios e da extensão curricularizada, considerados como veículos já institucionalizados e próprios para trocas efetivas de conhecimento e potencialização mútua dos referidos contextos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Burry, J.; Burry, M. (2010). The New Mathematics of Architecture. London: Thames e Hudson.

Celani, G.; Sedrez, M (2018). Arquitetura Contemporânea e Automação. Prática e Reflexão. São Paulo: ProBooks Editora.

Chevallard, Y. (1999). El Análisis de las Prácticas Docentes en la Teoría Antropológica de Lo Didáctico. Recherches en Didactique de Mathématiques, Grenoble, 19(2), 221-266, (Traducción de Ricardo Barroso, Universidad de Sevilla). Retrieved from http://www.aloj.us.es/rbarroso/Pruebas/CHEVALLARD.PDF

Kolarevic, B (2003). Architecture in the Digital Age: Design and Manufacturing. New York: Spon Press.

Llach, Daniel Cardoso y Burbano, Andrés. «Other Computations: Digital Technologies for Architecture from the Global South» Dearq 6-21. DOI: https://doi.org/10.18389/dearq27.2020.01

Panero, J.; Zelnik, M. (2014). Dimensionamento humano para espaços interiores. São Paulo: Gustavo Gili.

Pronk, E. (2003). Dimensionamento em Arquitetura. 7ª. ed. João Pessoa: Editora Universitária.

Scheeren, R.; Sperling, D. M. (2018). Technological appropriation and socio-technical adequacy in South America: applications of digital fabrication in architecture and design. In: 22th Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics. 07|08|09|nov|2018, p. 1-8.

Schumacher, P. (2019). The Progress of Geometry as Design Resource. Log, Summer, Londres, 2018. Retrieved from https://www.patrikschumacher.com/index.htm

Woodburry, R. (2010). Elements of Parametric Design. London: Routledge.

UFPel/CONSUN Nº 13/2015). (Plano de Desenvolvimento Institucional).

Downloads

Publicado

12-11-2021

Como Citar

PIRES, Janice de Freitas; SILVA, Adriane Borda Almeida da; SILVA, Alexandre Berneira da; LEANDRO, Ramile da Silva. O compartilhamento de saberes sobre o uso da modelagem paramétrica e da fabricação digital entre contextos formativos e profissionais de arquitetura: relato de caso. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 17, n. 1, p. 43–64, 2021. DOI: 10.11606/gtp.v17i1.183927. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/183927.. Acesso em: 21 nov. 2024.