Aplicação da Plataforma Kahoot! Durante o Ensino Remoto na Pandemia por COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v6i1p38-46

Palavras-chave:

ensino remoto, ensino Superior, game based learning, medicina veterinária, zootecnia

Resumo

A pandemia a qual enfrentamos gerou a necessidade de mudanças no processo de ensino das instituições de Ensino Superior. O ensino remoto tornou- se uma realidade, impactando diretamente a formação pedagógica dos alunos. Os aplicativos digitais voltados ao ensino- aprendizagem, como por exemplo o Kahoot!, se tornaram ferramentas de estímulo à participação e engajamento dos alunos durante as aulas ministradas. No presente trabalho, os alunos foram submetidos a um quiz de assuntos diretamente relacionados às aulas através da utilização do Kahoot!. Ao final do semestre do ano de 2021 foi aplicado um questionário aos alunos por meio de formulário online, abordando a utilização do Kahoot! como ferramenta de revisão. A participação das estagiárias PAE que se encontravam disponíveis de modo on-line, trouxe grande auxílio nos esclarecimentos de dúvidas e instigou a participação dos alunos resultando no geral, a uma aceitação satisfatória e avaliada positivamente pelos estudantes. Entretanto, as dificuldades relacionadas à utilização da plataforma, tais como instabilidades no sinal de internet ou mesmo a falta de acessibilidade desses serviços para alguns alunos, são desafios que ainda precisam ser superados, visando manter a qualidade do ensino. A avaliação positiva dos estudantes é vista como um indicador importante para nortear as ações do docente em práticas futuras que adotem ferramentas digitais como parte integrante do ensino de disciplinas tradicionais.

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Biografia do Autor

  • Talita Maria Lázaro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

    Bióloga, mestre pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-08-14

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

ROCHA, Nathalia Raissa de Alcântara; LÁZARO, Talita Maria; RAMOS DE CARVALHO NOCITI, Sabrina; MORO DE SOUSA, Ricardo Luiz. Aplicação da Plataforma Kahoot! Durante o Ensino Remoto na Pandemia por COVID-19. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 1, p. 38–46, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v6i1p38-46. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/215728.. Acesso em: 21 jun. 2025.