Processo Coletivo de reformulação curricular do BCC-IME-USP

Autores/as

  • Daniel Macêdo Batista Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística.
  • Giuliano Salcas Olguin Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
  • Jackson José de Souza Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • José Coelho de Pina Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • Pedro Paulo Vezzá Campos Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • William Alexandre Miura Gnann Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p127-136

Palabras clave:

Computer Science, Curriculum Reform, Alumni

Resumen

A última reformulação na grade do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) do IME-USP deu-se em 1998. Há cinco anos um grupo de alunos, ex-alunos e professores do BCC iniciou um estudo com o objetivo de propor atualizações para a grade curricular do curso. Entre as principais mudanças propostas por este grupo estão a criação de trilhas e o aumento de número de disciplinas optativas eletivas, permitindo, inclusive, que os alunos cursem mais disciplinas de outras áreas e mesmo de outras universidades. Neste texto apresentamos o processo de mudança da grade, a nova grade curricular, bem como as diferenças entre as grades curriculares antiga, anterior e nova. A grade curricular entrou em vigor no ano de 2016. É importante observar que o processo contou fortemente com a participação de alunos e ex-alunos. Um efeito colateral positivo dessa participação é o aumento do envolvimento dos alunos do curso, que pode ser observado pela criação de diversos grupos de atividades extracurriculares por ações espontâneas.

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Publicado

2017-04-05

Número

Sección

Relatos

Cómo citar

BATISTA, Daniel Macêdo; OLGUIN, Giuliano Salcas; SOUZA, Jackson José de; PINA, José Coelho de; CAMPOS, Pedro Paulo Vezzá; GNANN, William Alexandre Miura. Processo Coletivo de reformulação curricular do BCC-IME-USP. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 127–136, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p127-136. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123939.. Acesso em: 15 may. 2024.