Implementação de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia Molecular

Autores/as

  • Alanne Tenório Nunes Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
  • Prof. Dr. Heidge Fukumasu Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p67-73

Palabras clave:

aplicabilidade de conceitos, atividade interativa, inovação, metodologias ativas de ensino, plataformas digitais

Resumen

Considerando as dificuldades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de biologia molecular, metodologias ativas podem ser utilizadas a fim de garantir sua maior efetividade. Estudos anteriores demonstraram que essas ferramentas são capazes de melhorar o desempenho dos alunos nas mais diversas áreas, uma vez que tornam o aluno protagonista do próprio processo de aprendizagem. Neste sentido, objetivando melhorar o desempenho dos alunos na disciplina ZMV1482: Biologia Molecular, uma atividade complementar alternativa baseada em recursos tecnológicos foi proposta. A atividade consistiu no desenvolvimento de vídeos curtos em plataformas digitais, envolvendo o conteúdo abordado na aula anterior e sua aplicação. A apresentação era realizada por 3 a 4 alunos a cada semana e seguida por uma discussão sobre o tema. Os resultados obtidos com a proposta foram significativos, sendo observada uma nota média na atividade complementar de 7,9  2,80, a qual impactou a nota final da disciplina, na qual a média foi de 7,1  1,45. Ademais, após o término do conteúdo da disciplina, foi realizada uma pesquisa de opinião por meio de questionário eletrônico, respondido por 56,5% dos alunos matriculados. O resultado demonstrou que os alunos foram capazes de aprender de forma significativa com a metodologia adotada, além de sugerir que o método foi mais efetivo quando comparado aos formatos comuns de atividade complementar, como seminários. Estes achados corroboram com o fato de que metodologias ativas e inovadoras devem ser encorajadas dentro da área de biologia molecular, visando melhorar a compreensão de conceitos ao longo do curso.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARRUDA, H. R. Análise e contribuições para o ensino de biologia molecular em um município do interior paulista. Dissertação (Mestrado em Genética Evolutiva e Biologia Molecular) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, p. 224, 2018.

ASTBURY, W. T. Molecular Biology or Ultrastructural Biology? Nature, v. 190, n. 4781, p. 1124–1124, 1961.

BANGERT-DROWNS, R. L.; HURLEY, M. M.; WILKINSON, B. The effects of schoolbased writing-to-learn interventions on academic achievement: a metaanalysis. Review of Educational Research, v. 74, p. 29–58, 2004.

BARROS, D. M. V. A teoria dos estilos de aprendizagem: convergência com as tecnologias digitais. Revista SER: Saber, Educação e Reflexão, Agudos/SP. ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, 2008

BARROS, D. M. V. Tecnologias de la Inteligência: gestión de la competência pedagógica virtual. Madrid: Popular, 2007.

DOLAN, E. L.; COLLINS, J. P. We must teach more effectively: here are four ways to get started. Molecular Biology of the Cell, v. 26, n. 12, p. 2151-2384, 2015.

FERNALD, G. M.; KELLER, H. The effect of kinaesthetic factors in the development of word recognition in the case of non-readers. Journal of Educational Research, v. 4, p. 355-379, 1921.

FREITAS, X. M. S. Desafios Metodológicos para o Ensino e Aprendizagem do Dogma Central da Biologia Molecular para os Alunos do Ensino Médio. Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade do Estado do Amazonas, 2018.

GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre: Armed, 1994.

LIMA, A. C.; PINTON, M. R. G. M.; CHAVES, A. C. L. O entendimento e a imagem de três conceitos: DNA, gene e cromossomo no ensino médio. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - SC, Florianópolis: 2007. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2007.

LINTON, D. L.; PANGLE, W. M.; WYATT, K. H.; POWELL, K. N.; SHERWOOD, R. E. Identifying key features of effective active learning: the effects of writing and peer discussion. CBE Life Sciences Education, v. 13, p. 469–477, 2014.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School, expanded ed., Washington, DC: National Academies Press, 2000.

RAMÍREZ, E. O. L. Los procesos cognitivos de la enseñanza y el aprendizaje: el caso de la psicología cognitiva e el aula escolar. México: Trillas, 2001.

REYNOLDS, J. A.; THAISS, C.; KATKIN, W.; THOMPSON, R. J. Writing-to-learn in undergraduate science education: a community-based, conceptually driven approach. CBE Life Sciences Education, v. 11, p. 17–25, 2012.

SALDANHA, C. C.; ZAMPRONI, E. C. B.; BATISTA, M. L. A. Estilos de aprendizagem. Semana Pedagógica. Governo do estado do Paraná, 2016.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 22a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SINGER, S.; SMITH, K. A. Discipline-based education research: understanding and improving learning in undergraduate science and engineering. Journal of Engineering Education, v. 102, 468–471, 2013.

SPRINGER, L.; STANNE, M. E.; DONOVAN, S. S. Effects of small-group learning on undergraduates in science, mathematics, engineering, and technology: a meta-analysis. Review of Educational Research, v. 69, p. 21–51, 1999.

QUITADAMO, I. J.; KURTZ, M. J. Learning to improve: using writing to increase critical thinking performance in general education biology. CBE Life Sciences Education, v. 6, p. 140–154, 2007.

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

NUNES, Alanne Tenório; FUKUMASU, Heidge. Implementação de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia Molecular. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 67–73, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p67-73. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/215499.. Acesso em: 21 nov. 2024.