Simulação Virtual: opinião de estudantes de Enfermagem sobre a Aprendizagem da Coleta da Citologia Oncótica por meio de um Serious Game

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p57-66

Palabras clave:

Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Jogos de Vídeo, Exame Colpocitológico

Resumen

Objetivo: descrever e avaliar a opinião de estudantes de enfermagem sobre a utilização de um Serious Game (SG) como apoio para aprendizagem da técnica da coleta da citologia oncótica. Clique aqui para acessar o SG. Método: trata-se de um estudo descritivo exploratório. A população do estudo foi composta por 22 estudantes do curso de enfermagem, de uma universidade pública do interior de São Paulo, da disciplina “Assistência de Enfermagem Saúde da Mulher”, que compreende em seu programa o ensino da técnica de coleta de material para o exame citopatológico do colo uterino, no ano de 2020, durante a pandemia pelo coronavírus SARS-CoV-2. Para a coleta dos dados, utilizou-se instrumento de opinião com pontuação em escala tipo Likert. Os participantes tinham oportunidade de realizar comentários. Resultados: Observou-se concordância quanto ao jogo ser agradável e fácil de usar entre 100% dos entrevistados. Foi considerável a opinião de ser possível aprender a técnica por meio do SG (95% concordaram). É relevante que 95% dos estudantes discordaram quanto à afirmação de que estratégias assim podem subsituir o docente. Quanto à efetividade do SG para o aprendizado 100% dos entrevistados o consideraram válido. Conclusões: A estratégia do SG aplicado à aprendizagem de técnicas para estudantes de enfermagem é considerada inovadora e demonstrou-se motivadora entre os entrevistados. O SG Exame Citopatológico de colo uterino foi avaliado como útil para o aprendizado da técnica.

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Publicado

2024-10-21

Cómo citar

OLIVEIRA, Danielle Leite de Lemos; HIPÓLITO, Maiza Claudia Vilela; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. Simulação Virtual: opinião de estudantes de Enfermagem sobre a Aprendizagem da Coleta da Citologia Oncótica por meio de um Serious Game. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 57–66, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p57-66. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/216592.. Acesso em: 21 nov. 2024.