Gamificação como Metodologia Ativa de Avaliação: Relato de uma Experiência no Ensino Superior
Account of an Experience in Higher Education
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v7i1p58-67Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Avaliação da aprendizagem, Ensino de Engenharia QuímicaResumo
Este artigo relata uma experiência do uso da gamificação como metodologia ativa de avaliação, em unidades curriculares de um curso de Engenharia Química, de uma universidade federal brasileira. A proposta avaliativa iniciou-se durante a suspensão das atividades presenciais na pandemia da Covid-19, em 2020, e continua sendo aplicada após o retorno ao ensino presencial. Pela busca de uma aprendizagem mais significativa, a docente optou por aplicar a gamificação como metodologia de avaliação em duas atividades avaliativas do semestre, a primeira e a última. Os estudantes, divididos em grupos foram incentivados a elaborar jogos sobre os conteúdos previamente abordados, sendo que esta metodologia tem estimulado a criatividade e o estudo dos assuntos, uma vez que, ao elaborar um jogo, a equipe responsável precisa avaliar a resposta e mostrar o resultado correto. Adicionalmente às atividades avaliativas grupais, foram aplicadas avaliações diagnósticas individuais ao final de cada capítulo (em um total de cinco), com o objetivo de avaliar a assimilação do conteúdo teórico pelo estudante. Os conceitos foram aplicados de forma integrada e ativa em exercícios práticos e, ainda, houve a manutenção dos seminários em grupo sobre uma empresa química. Os resultados da experiência, até o momento, sinalizam que os estudantes se tornaram protagonistas do seu processo de aprendizagem, a partir de evidências de seu aprendizado. Quando docente e estudantes estão inseridos no processo de ensino e aprendizagem de modo unificado percebe-se motivação e engajamento por parte de ambos, resultando numa aprendizagem mais eficaz quando comparado com as práticas tradicionais de ensino adotadas.
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