Letramentos profissionais em saúde: as representações sociais da enfermagem hospitalar sobre os registros de ordens e ocorrências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p49-65

Palavras-chave:

Atividade de trabalho, Práticas de letramentos, Imagens e conceitos atribuídos à escrita

Resumo

Na enfermagem hospitalar, os Registros de Ordens e Ocorrências são práticas de letramento que compreendem o resumo do plantão e suas intercorrências, apresentando-se como documento escrito a cada turno de trabalho, com o propósito de disponibilizar informações voltadas à continuidade do trabalho e à sequencialidade da assistência aos pacientes. Diante de sua relevância para a enfermagem, objetivamos mapear as principais representações sociais geradas pelos referidos profissionais nesses registros, mediante aplicação de entrevistas. Teoricamente, ancoramo-nos em pressupostos dos Estudos de Letramento (Kleiman, 1995; Kleiman; Assis, 2016; Street, 2014; Rojo, 2009), especialmente nos postulados dos letramentos profissionais (Paz, 2008; Costa, 2019), incluindo os aportes da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1984; 2003; Jodelet, 1994; 2001; Abric, 1994). Os resultados indicam que as representações construídas se reportam: (a) a princípios éticos inerentes às práticas do trabalho hospitalar; (b) às funções assumidas pelos registros no cotidiano de trabalho; (c) às imagens que os relacionam a outras práticas de escrita circulantes em variadas esferas sociais e institucionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria de Oliveira Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008).
    Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).

Referências

ABRIC, J. C. (Org.). Pratiques Sociales et representations. Paris: PUF, 1994.

ADANS, R. J. et al. Health literacy: a new concept for general practice? Australian family physician, Melbourne, v. 38, n. 3, p. 144–147, 2009.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy associal practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Org.). Situated literacies. London: Routledge, 2000. p.16-33.

KLEIMAN, A. Introdução: o que é letramento. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, A. A interface de questões éticas e metodológicas na pesquisa em Linguística Aplicada. In: SILVA, D. E. G. da; VIEIRA, J. A. (Org.). Análise do discurso: percursos teóricos e metodológicos. Brasília: UnB: Plano, 2002.

KLEIMAN, A. B.; SILVA, S. B. B. Letramento no local de trabalho: o professor e seus conhecimentos. In: OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Angela B. (Org.). Letramentos múltiplos: práticas, instrumentos e representações. Natal: EDUFRN, 2008, p. 12-30.

JODELET, D. Représentations sociales: um domaine en expansion. Paris: PUF, 1994.

JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2001.

LEME, M. A. V. S. O impacto da teoria das representações sociais. In: SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação. São Paulo: Ática, 1986.

MARCUSCHI, L. A. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MARQUES, S. R. L.; LEMOS, S. M. A. Instrumentos de avaliação do letramento em saúde: revisão de literatura. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/hjKdyHmzxZxfV4JVKXmvH5s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2023.

MOITA LOPES, L. P. Pesquisa Interpretativista em Lingüística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.

MOSCOVICI, S. A Representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003.

PAZ, A. M. de O. Registros de Ordens e Ocorrências: uma prática de letramento no trabalho da enfermagem hospitalar. 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

SANTOS, C. L. B. dos. A sessão reflexiva na formação de cinco professores de inglês da escola pública: que gênero discursivo é esse? In: Encontro Estadual De Didática E Prática De Ensino, 4, Anais... Goiânia, GO: PUC, 2011.

SANTOS, M. de F. de S. A teoria das representações sociais. In: SANTOS, M. de F. de S.; ALMEIDA, L. M. de (Org.). Diálogos com a teoria das representações sociais.

SILVA, V. M. et al. Letramento em saúde dos profissionais de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 2020. Acesso em: 3 abr. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ree.v22.62315.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge; New York; Melbourne: Cambridge University Press, 1984

STREET, B. (Org.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

STREET, B. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London: Longman, 1995.

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

PAZ, Ana Maria de Oliveira. Letramentos profissionais em saúde: as representações sociais da enfermagem hospitalar sobre os registros de ordens e ocorrências. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 49–65, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i2p49-65. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/216547.. Acesso em: 11 out. 2024.