Letramentos profissionais em saúde: as representações sociais da enfermagem hospitalar sobre os registros de ordens e ocorrências
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i2p49-65Mots-clés :
Atividade de trabalho, Práticas de letramentos, Imagens e conceitos atribuídos à escritaRésumé
Na enfermagem hospitalar, os Registros de Ordens e Ocorrências são práticas de letramento que compreendem o resumo do plantão e suas intercorrências, apresentando-se como documento escrito a cada turno de trabalho, com o propósito de disponibilizar informações voltadas à continuidade do trabalho e à sequencialidade da assistência aos pacientes. Diante de sua relevância para a enfermagem, objetivamos mapear as principais representações sociais geradas pelos referidos profissionais nesses registros, mediante aplicação de entrevistas. Teoricamente, ancoramo-nos em pressupostos dos Estudos de Letramento (Kleiman, 1995; Kleiman; Assis, 2016; Street, 2014; Rojo, 2009), especialmente nos postulados dos letramentos profissionais (Paz, 2008; Costa, 2019), incluindo os aportes da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1984; 2003; Jodelet, 1994; 2001; Abric, 1994). Os resultados indicam que as representações construídas se reportam: (a) a princípios éticos inerentes às práticas do trabalho hospitalar; (b) às funções assumidas pelos registros no cotidiano de trabalho; (c) às imagens que os relacionam a outras práticas de escrita circulantes em variadas esferas sociais e institucionais.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ABRIC, J. C. (Org.). Pratiques Sociales et representations. Paris: PUF, 1994.
ADANS, R. J. et al. Health literacy: a new concept for general practice? Australian family physician, Melbourne, v. 38, n. 3, p. 144–147, 2009.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
HAMILTON, M. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy associal practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Org.). Situated literacies. London: Routledge, 2000. p.16-33.
KLEIMAN, A. Introdução: o que é letramento. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, A. A interface de questões éticas e metodológicas na pesquisa em Linguística Aplicada. In: SILVA, D. E. G. da; VIEIRA, J. A. (Org.). Análise do discurso: percursos teóricos e metodológicos. Brasília: UnB: Plano, 2002.
KLEIMAN, A. B.; SILVA, S. B. B. Letramento no local de trabalho: o professor e seus conhecimentos. In: OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Angela B. (Org.). Letramentos múltiplos: práticas, instrumentos e representações. Natal: EDUFRN, 2008, p. 12-30.
JODELET, D. Représentations sociales: um domaine en expansion. Paris: PUF, 1994.
JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2001.
LEME, M. A. V. S. O impacto da teoria das representações sociais. In: SPINK, M. J. (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da Psicologia Social. São Paulo: Brasiliense, 1993.
MARCUSCHI, L. A. Análise da Conversação. São Paulo: Ática, 1986.
MARCUSCHI, L. A. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, I. (Org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
MARQUES, S. R. L.; LEMOS, S. M. A. Instrumentos de avaliação do letramento em saúde: revisão de literatura. Disponível em: https://www.scielo.br/j/acr/a/hjKdyHmzxZxfV4JVKXmvH5s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 nov. 2023.
MOITA LOPES, L. P. Pesquisa Interpretativista em Lingüística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.
MOSCOVICI, S. A Representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003.
PAZ, A. M. de O. Registros de Ordens e Ocorrências: uma prática de letramento no trabalho da enfermagem hospitalar. 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
SANTOS, C. L. B. dos. A sessão reflexiva na formação de cinco professores de inglês da escola pública: que gênero discursivo é esse? In: Encontro Estadual De Didática E Prática De Ensino, 4, Anais... Goiânia, GO: PUC, 2011.
SANTOS, M. de F. de S. A teoria das representações sociais. In: SANTOS, M. de F. de S.; ALMEIDA, L. M. de (Org.). Diálogos com a teoria das representações sociais.
SILVA, V. M. et al. Letramento em saúde dos profissionais de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 2020. Acesso em: 3 abr. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ree.v22.62315.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge; New York; Melbourne: Cambridge University Press, 1984
STREET, B. (Org.). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
STREET, B. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London: Longman, 1995.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Ana Maria de Oliveira Paz 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.