Entonação valorativa em fábula: atividades de leitura e análise linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p272-291

Palavras-chave:

Entonação valorativa, Fábula, Estilo verbal, Dialogismo

Resumo

Sob a ótica da Linguística Aplicada, este artigo apresenta, reflete e discute sobre o elemento da entonação valorativa em uma prospecção de percurso metodológico de atividades de leitura e análise linguística em perspectiva dialógica, como práticas integradas, para o 9º ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo reconhecer o papel de recursos linguístico-textuais-enunciativos no processo de compreensão das entonações expressivas e valorativas na fábula A formiga boa, de Monteiro Lobato (2010), como demonstração de produção efetiva com o elemento axiológico do dialogismo. A prospecção sugerida tem apoio em recursos linguístico-textual-enunciativos que constituem o estilo verbal da referida fábula. O percurso de atividades ampara-se no dialogismo do Círculo de Bakhtin, com destaque à entonação valorativa, e se organiza em: a) atividades prévias; b) leitura do enunciado; c) dimensão social do gênero; d) dimensão verbal I – atividades epilinguísticas de leitura e análise linguística; e) dimensão verbal II – atividades metalinguísticas de leitura e análise linguística. A proposta explicita as maneiras com que os recursos linguístico-textual-enunciativos marcam e exploram a entonação valorativa constituída por meio do uso do diminutivo na fábula, possibilitando ao leitor a produção de sentidos e a compreensão do valor humano manifestado no discurso.

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Biografia do Autor

  • Márcia Cristina Greco Ohuschi, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2013). Professora na Universidade Federal do Pará, Brasil.

  • Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, Secretaria de Estado de Educação do Amapá

    Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil (2021). Professor de Língua Portuguesa e Literatura da Secretaria de Estado de Educação do Amapá, Brasil.

  • Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

    Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista, Brasil (1998). Docente na Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

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Publicado

24-04-2025

Como Citar

OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; GOMES, Sílvio Nazareno de Sousa; MENEGASSI, Renilson José. Entonação valorativa em fábula: atividades de leitura e análise linguística. Linha D’Água, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 272–291, 2025. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v38i1p272-291. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/226689.. Acesso em: 17 jun. 2025.