Entonação valorativa em fábula: atividades de leitura e análise linguística
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v38i1p272-291Palavras-chave:
Entonação valorativa, Fábula, Estilo verbal, DialogismoResumo
Sob a ótica da Linguística Aplicada, este artigo apresenta, reflete e discute sobre o elemento da entonação valorativa em uma prospecção de percurso metodológico de atividades de leitura e análise linguística em perspectiva dialógica, como práticas integradas, para o 9º ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo reconhecer o papel de recursos linguístico-textuais-enunciativos no processo de compreensão das entonações expressivas e valorativas na fábula A formiga boa, de Monteiro Lobato (2010), como demonstração de produção efetiva com o elemento axiológico do dialogismo. A prospecção sugerida tem apoio em recursos linguístico-textual-enunciativos que constituem o estilo verbal da referida fábula. O percurso de atividades ampara-se no dialogismo do Círculo de Bakhtin, com destaque à entonação valorativa, e se organiza em: a) atividades prévias; b) leitura do enunciado; c) dimensão social do gênero; d) dimensão verbal I – atividades epilinguísticas de leitura e análise linguística; e) dimensão verbal II – atividades metalinguísticas de leitura e análise linguística. A proposta explicita as maneiras com que os recursos linguístico-textual-enunciativos marcam e exploram a entonação valorativa constituída por meio do uso do diminutivo na fábula, possibilitando ao leitor a produção de sentidos e a compreensão do valor humano manifestado no discurso.
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