A recategorização e os efeitos de humor na piada de surdo em Libras: uma análise da construção de sentidos do referente “surdo” no texto sinalizado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p352-372Palavras-chave:
Recategorização, Piada, Humor, Texto sinalizado, LibrasResumo
A partir de uma perspectiva cognitivo-discursiva da recategorização, este artigo tem o objetivo de investigar os casos de recategorização e seus efeitos na construção de sentidos do referente “surdo”, motivando o humor nas piadas de surdo sinalizadas em Libras. A pesquisa é de cunho qualitativo, com análise descritiva dos dados. A metodologia foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu na seleção do corpus composto por 1 (um) vídeo de piada sinalizada; a segunda, na análise do corpus a partir dos critérios estabelecidos na metodologia. Os resultados evidenciam que a recategorização colabora para construção de sentidos do referente surdo nos textos sinalizados em Libras e contribui para engatilhar o texto humorístico surdo.
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