Impactos da pandemia de covid-19: compreendendo as percepções dos estudantes de graduação da Unicamp
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p373-396Palavras-chave:
Tópico discursivo, Saúde mental, SociocogniçãoResumo
Neste artigo, são investigadas as percepções dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acerca do período de ensino remoto emergencial, durante os anos de 2020 e 2021. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise dos tópicos discursivos (Jubran, 2006; Rezende, 2006; Pinheiro, 2006) articulados nas respostas do formulário da pesquisa “Compreendendo os desempenhos, os contextos e as perspectivas dos estudantes da Unicamp durante os anos de 2020 e 2021 da pandemia de covid-19” (2022). Este artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais dessa pesquisa, focando na análise das respostas de 554 estudantes sobre suas condições de saúde física e mental, e os impactos dessas condições em suas atividades acadêmicas. A metodologia empregada envolve a análise dos processos referenciais nas respostas dos estudantes a duas perguntas do formulário, que tratam das condições de saúde individual e familiar durante a pandemia. A principal conclusão é a de que houve impactos importantes e profundos junto à população de alunos de graduação da Unicamp, especialmente, no que diz respeito às implicações sociocognitivas da pandemia para os estudantes e os efeitos dessas implicações em seus desempenhos acadêmicos.
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