The metaphor of mutants and the religion of machines in House of X/Powers of X

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e225432

Keywords:

Comics, Science fiction, Cultural industry, X-Men (characters)

Abstract

It is a reflection on the first editions of Marvel Comics' House of X and Powers of X, by Jonathan Hickman, drawing from authors such as Flusser and Erick Felinto. Underlying this discussion is an examination of American comics as both artwork and product, viewed through the lens of the culture industry as described by Theodore Adorno, and the logic of technical reproducibility according to Walter Benjamin. In accordance to the Critical Theory, comic books are part of a structural consumerist web inherent to the culture industry, in a relationship in which man becomes the object of his own creation. However, it is posited here that within the intricacies of this mechanism there are gaps for bursts of creativity, especially in the science fiction genre, where dreamlike whispers about tomorrow leap from the author’s mind and crystallize in the contemporary imagination.

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Author Biographies

  • Rafael Rodrigues Lourenço Marques, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - (2023), na linha de pesquisa Cultura das mídias, imaginário e cidade", vinculado como estudante/pesquisador junto ao Núcleo de Estudos sobre Alimentação e Cultura (NECTAR). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010), na linha de pesquisa Cultura, Memória e Teorias em Educação, junto ao Grupo de Pesquisas em Educação e Psicologia (GPEP). É graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica - PIBIC - junto ao Grupo de Pesquisa em Educação, Subjetividade e Psicanálise (GPESP) e estudante colaborador do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e da Cidadania (NIEVCI). É Professor Adjunto da cadeira de Teorias da Comunicação do curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atua em pesquisas à partir do campo das Teorias da Comunicação, com destaques para temas da Ética Jornalística, Educação Midiática, Epistemologia e interdisciplinaridades (Campos da Educação, Psicologia, Cultura e alimentação).

  • Wanderleia Pereira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    É MESTRANDA em EDUCAÇÃO pelo programa PPGEdu (UNEMAT-Cáceres), BACHARELA em COMUNICAÇÃO SOCIAL com Habilitação em JORNALISMO (2012) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, LICENCIADA em PEDAGOGIA (2017) pelo Instituto Superior Albert Einstein e LICENCIADA em ARTES VISUAIS (2018) pelo Centro Universitário de Jales. ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS pela UNEMAT - Tangará da Serra (2017) e em GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL (2018) pela UAB. Em sua trajetória acadêmica participou do projeto de pesquisa Organização do Acervo de Ricardo Ramos, nas fases I (2010-2011) e II (2011-2012) e publicou trabalhos oriundos da atuação no projeto. Também participou como bolsista no projeto de extensão Criação de uma videoteca no campus Universitário de Alto Araguaia (2011-2012) e colaborou com a criação do projeto de extensão em Educomunicação: Revista Se Liga (2011 até os dias atuais). Participa do Projeto Leitura e Literatura nas escolas desde 2010. Além disso, no decorrer da vida acadêmica, ganhou cinco prêmios Regionais (Centro-Oeste) e um Nacional (2011). Entre o período de 2013 e 2014 foi jornalista e redatora em uma empresa de notícias na cidade de Alto Taquari (MT). Atualmente é professora contratada de Artes, da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, DRE de de Tangará da Serra. 

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Published

2024-10-16

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Artigos

How to Cite

Marques, R. R. L. ., & Silva, W. P. da . (2024). The metaphor of mutants and the religion of machines in House of X/Powers of X. 9 Arte (São Paulo), 12, e225432. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e225432