A metáfora dos mutantes e a religião das máquinas em House of X/Powers of X
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e225432Palabras clave:
História em quadrinhos, Ficção científica, Indústria cultural, X-Men (personagens)Resumen
Trata-se de uma reflexão sobre as primeiras edições das histórias em quadrinhos da Marvel Comics, House of X e Powers of X, de Jonathan Hickman, da editora Marvel Comics, a partir de autores como Flusser e Erick Felinto. Subjacente, discutem-se os Comics norte-americanos como obra de arte e produto, a partir da lógica da indústria cultural em Theodore Adorno e da lógica de reprodutibilidade técnica em Walter Benjamin, Para a lógica da Teoria Crítica, as histórias em quadrinhos são parte de uma teia estrutural consumista própria à indústria cultural, em uma relação em que o homem se torna o objeto de sua própria criação. No entanto, postula-se aqui que, entre os meandros deste mecanismo, existem brechas para suspiros de criatividade, sobretudo no gênero de ficção científica, onde os sussurros oníricos sobre o amanhã saltam da mente do autor e cristalizam-se no imaginário contemporâneo.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Editora Nacional, 1977. p.287-295.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulações. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Walter Benjamin: obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense. 1987.
O EXTERMINADOR DO FUTURO. Direção: James Cameron. Produção de Hemdale Film Corporation; Pacific Western Productions; Cinema '84. Estados Unidos: Orion Pictures, 1984. Col.
FELINTO, E. A religião das máquinas: ensaios sobre os imaginários da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2005.
FLUSSER, Vilém. Vampyrotheutis Infernalis. Coimbra: Annablume. 2012.
FREIRE, Paulp. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALL, S. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997
HICKMAN, Jonathan; LARRAZ, Pepe. House of X. New York: Marvel Comics. 2019. 6v.
HICKMAN, Jonathan; SILVA, R. B. Powers of X. New York: Marvel Comics. 2019. 6v.
HOWE, S. Marvel comics: a história secreta. São Paulo. Leya Brasil. 2013.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron. 1995.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
THE MATRIX. Direção: Wachowski Brothers. Produção de Village Roadshow Pictures; Silver Pictures. Estados Unidos: Warner Brothers. 1999. Col.
THE MATRIX RELOADED. Direção: Wachowski Brothers. Produção de Village Roadshow Pictures; NPV Entertainment; Silver Pictures. Estados Unidos: Warner Brothers. 2003. Col.
THE MATRIX REVOLUTION. Direção: Wachowski Brothers. Produção de Village Roadshow Pictures; NPV Entertainment; Silver Pictures. Estados Unidos: Warner Brothers. 2003. Col.
MORRISON, Grant. New X-Men Annual. Marvel Comics. 2001.
OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. História dos quadrinhos. Macapá: UNIFAP, 2024. [E-book].
SILVA, W. A. X-Men: a reviravolta dos desprezados mutantes de Stan Lee. In: ROSA, F. (Org). Os segredos dos super-heróis. São Paulo: Pé da Letra. 2016.
X-MEN, Barueri, Panini Comics, n. 1-4, jul.-out. 2020.
X-MEN: O FILME. Brian Singer. Direção: Brian Singer. Produção de 20th Century Fox; Marvel Studios; Bad Hat Harry Productions; The Donners' Company. Estados Unidos: 20th Century Fox. 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 9ª Arte (São Paulo)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.