A metáfora dos mutantes e a religião das máquinas em House of X/Powers of X
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e225432Mots-clés :
História em quadrinhos, Ficção científica, Indústria cultural, X-Men (personagens)Résumé
Trata-se de uma reflexão sobre as primeiras edições das histórias em quadrinhos da Marvel Comics, House of X e Powers of X, de Jonathan Hickman, da editora Marvel Comics, a partir de autores como Flusser e Erick Felinto. Subjacente, discutem-se os Comics norte-americanos como obra de arte e produto, a partir da lógica da indústria cultural em Theodore Adorno e da lógica de reprodutibilidade técnica em Walter Benjamin, Para a lógica da Teoria Crítica, as histórias em quadrinhos são parte de uma teia estrutural consumista própria à indústria cultural, em uma relação em que o homem se torna o objeto de sua própria criação. No entanto, postula-se aqui que, entre os meandros deste mecanismo, existem brechas para suspiros de criatividade, sobretudo no gênero de ficção científica, onde os sussurros oníricos sobre o amanhã saltam da mente do autor e cristalizam-se no imaginário contemporâneo.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Editora Nacional, 1977. p.287-295.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulações. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: Walter Benjamin: obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense. 1987.
O EXTERMINADOR DO FUTURO. Direção: James Cameron. Produção de Hemdale Film Corporation; Pacific Western Productions; Cinema '84. Estados Unidos: Orion Pictures, 1984. Col.
FELINTO, E. A religião das máquinas: ensaios sobre os imaginários da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2005.
FLUSSER, Vilém. Vampyrotheutis Infernalis. Coimbra: Annablume. 2012.
FREIRE, Paulp. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALL, S. A Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997
HICKMAN, Jonathan; LARRAZ, Pepe. House of X. New York: Marvel Comics. 2019. 6v.
HICKMAN, Jonathan; SILVA, R. B. Powers of X. New York: Marvel Comics. 2019. 6v.
HOWE, S. Marvel comics: a história secreta. São Paulo. Leya Brasil. 2013.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron. 1995.
McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
THE MATRIX. Direção: Wachowski Brothers. Produção de Village Roadshow Pictures; Silver Pictures. Estados Unidos: Warner Brothers. 1999. Col.
THE MATRIX RELOADED. Direção: Wachowski Brothers. Produção de Village Roadshow Pictures; NPV Entertainment; Silver Pictures. Estados Unidos: Warner Brothers. 2003. Col.
THE MATRIX REVOLUTION. Direção: Wachowski Brothers. Produção de Village Roadshow Pictures; NPV Entertainment; Silver Pictures. Estados Unidos: Warner Brothers. 2003. Col.
MORRISON, Grant. New X-Men Annual. Marvel Comics. 2001.
OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. História dos quadrinhos. Macapá: UNIFAP, 2024. [E-book].
SILVA, W. A. X-Men: a reviravolta dos desprezados mutantes de Stan Lee. In: ROSA, F. (Org). Os segredos dos super-heróis. São Paulo: Pé da Letra. 2016.
X-MEN, Barueri, Panini Comics, n. 1-4, jul.-out. 2020.
X-MEN: O FILME. Brian Singer. Direção: Brian Singer. Produção de 20th Century Fox; Marvel Studios; Bad Hat Harry Productions; The Donners' Company. Estados Unidos: 20th Century Fox. 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright 9ª Arte (São Paulo) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.