Educação Fiscal no Estado de Mato Grosso do Sul: implementação e conscientização por meio de quadrinhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230352

Palabras clave:

história em quadrinhos, tributos, ensino

Resumen

A Educação Fiscal no Estado de Mato Grosso do Sul tem sido pauta de discussões recorrentes. Uma iniciativa inovadora que venha para transformar a realidade educacional e cidadã pela implementação efetiva da Educação Fiscal nas escolas por meio das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é muito bem-vinda. A partir dessa perspectiva, este estudo teve como objetivo geral discutir em que medida a implementação da Educação Fiscal na rede de ensino pode ser relevante para o desenvolvimento da conscientização tributária de jovens e adultos, por meio de quadrinhos. Os objetivos específicos deste trabalho consistiram em contextualizar a implementação da Educação Fiscal no Estado de Mato Grosso do Sul e apresentar os resultados alcançados com o Programa Estadual de Educação Fiscal/MS. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Nataniel dos Santos Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Professor da graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS),Pós-doutor em Língua Portuguesa (UERJ), doutor em Linguística (UFRJ), , membro da Academia Brasileira de Filologia (cadeira 9), líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS).

  • Carlos Roberto Antunes, Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul

    Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD), PY/Asunción. Fiscal tributário da Receita Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda de MS. Graduado em Administração e Comércio Exterior pela Universidade Paulista (UNIP). Atualmente responsável pelo Programa Estadual de Educação Fiscal, atua como chefe da Unidade de Educação Fiscal/Nota MS Premiada. Conselheiro do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), integrante do grupo de trabalho do Programa Nacional de Educação Fiscal, compõe a comissão especial do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (PROFISCO).

Referencias

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: Constituição da República Federativa do Brasil : texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, compilado até a Emenda Constitucional nº 116/2022. Acesso em: 07 nov.. 2024.

BRASIL. Medida Provisória MPV 746/2016. Brasília, 22 set. 2016. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746impressao.htm. Acesso em: 3 nov. 2024

BRASIL. Lei n. 12.796, de 04 de abril de 2013. Disponível em: http://www.planalto.org.br/. Acesso em: 3 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: documento final. MEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 set. 2024.

BRASIL. Decreto nº 10.393, de 09 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jun. 2020. Disponível em: D10393. Acesso em: 07 nov. 2024.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 1997.

GUIMARÃES, Edgard. O aprendizado da linguagem da história em quadrinhos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28º, 2005, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2005. p.1-14.

NuPeQ - Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCQbvHsIZXoYnYwptUlkWtcQ. Acesso em: 3 nov. 2024.

MATO GROSSO DO SUL. Decreto 16218, 2023. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ms/decreto-n-16218-2023-mato-grosso-do-sul-o-governador-do-estado-de-mato-grosso-do-sul-no-exercicio-da-competencia-que-lhe-confere-o-art-89-inciso-vii-da-constituicao-estadual-decreta. Acesso em: 3 nov. 2024.

UMA NOVA história para Educação Fiscal do MS. Disponível em: Uma nova história para Educação Fiscal do MS - ESAN. Acesso em: 07 nov. 2024.

PROFISCO II – Projeto de Modernização da Gestão Fiscal de MS. Disponível em: PROFISCO II – Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do MS. Acesso em: 3 nov. 2024

SAIBA quanto o brasileiro paga de impostos nos principais presentes de Natal. Jornal Fato. Disponível em: https://jornalfato.com.br/economia/saiba-quanto-o-brasileiro-paga-de-imposto-nos-principais-presentes-de-natal,422543.jhtml. Acesso em: 30 out. 2024.

SMARRA, André Luís Soares; LOTUFO, César Augusto; SILVA, Luciano Filizola da; GOMES, Nataniel dos Santos. As aventuras de Nhô Quim: o marco histórico dos quadrinhos no mundo. 9ª Arte, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 15-41, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/2316-9877.2021.v9i2.153373. Acesso em: 07 nov. 2024.

Publicado

2024-11-11

Cómo citar

Gomes, N. dos S. ., & Antunes, C. R. . (2024). Educação Fiscal no Estado de Mato Grosso do Sul: implementação e conscientização por meio de quadrinhos. 9ª Arte (São Paulo), e230352. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230352