Kami no Kabeira: o cinema policial brasileiro sob a perspectiva estética do mangá

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e231126

Palabras clave:

Mangá, cinema policial brasileiro, transculturalidade, Diálogo Brasil-Japão

Resumen

Kami no Kabeira, mangá da autora Amase Shiori, utiliza o gênero policial brasileiro como ponto de partida para explorar as interações culturais entre Japão e Brasil. Shiori constrói uma estética transcultural combinando elementos simbólicos e valores desse gênero com o estilo narrativo japonês. O resultado é uma obra visual que reconfigura o universo das favelas cariocas dentro do contexto japonês e introduz um espaço liminar, no qual conceitos de violência e justiça são reinterpretados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Márcio dos Santos Rodrigues, UFPA

    Historiador, editor e tradutor de histórias em quadrinhos. Atualmente é doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa História e Culturas Políticas (2011) e licenciado em História pela mesma instituição federal (2007). Pesquisador/membro externo do projeto de pesquisa Grupo de Estudos História e Linguagens: Pesquisa em Quadrinhos e Cinema, no Instituto Federal do Sul de Minas – campus Inconfidentes. 

Referencias

ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago. Revista de Antropofagia, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 3, maio 1928.

ARAÚJO, Rafael; BRANCO, Priscilla Alves Teixeira. A polêmica sobre a violência em Cidade de Deus e Tropa de Elite. Aurora, São Paulo, v. 5, p. 59-72, 2009. Disponível em: https://storage.estuda.com.br/redacao/10196538_8a7b13f3d50fbe3e4f9290c122ec18e2_4536_texto_do_artigo_10613_1_10_20101221.pdf. Acesso em: jan. 2024.

BATISTA NETO, Ary. Mangás e animês: a cultura pop japonesa no Brasil. 2017. 57f. Monografia (Licenciatura em História) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, São Francisco, MG. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/35051435/Mang%C3%A1s_e_anim%C3%AAs_a_cultura_pop_japonesa_no_Brasil. Acesso em: jul. 2024.

CARDOSO, Rodrigo Octávio. Verde-amarelismo: antropofagia e democracia racial. Matraga: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 29, n. 57, p. 549–563, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/66302. Acesso em: 14 out. 2024.

CIDADE DE DEUS. Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund. Produção: Andrea Barata Ribeiro, Mauricio Andrade Ramos. Rio de Janeiro: O2 Filmes, 2002.

IWABUCHI, Koichi. Recentering globalization: popular culture and Japanese Transnationalism. Durham: Duke University Press, 2002.

JANSEN, Marius B. The making of modern Japan. Cambridge; Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 2000.

LINCK, Alexandre. Samba, Favela, dois caras numa moto! O que os gringos pensam da gente? O anime Michiko e Hatchin. Quadrinhos na Sarjeta. YouTube, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X7iYVU57FiY. Acesso em: set. 2024. (A)

LINCK, Alexandre. O que é Antropofagia? (em 1 minuto)”. Quadrinhos na Sarjeta. YouTube. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0UuAOz0z8x8. Acesso em: set. 2024.

LINCK, Alexandre. Japonesas tocando berimbau! Isso é certo? #antropofagia #capoeira #berimbau #japão #brasil #asiática. Quadrinhos na Sarjeta. YouTube. 2024. https://www.youtube.com/watch?v=gDyAOCMYqt0. Acesso em: set. 2024. (B)

MARCELINO NETO, João. O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/012bc1a7-ecd9-4ef3-8669-8e5a59faa545. Acesso em: 1 nov. 2024.

MARUYAMA, Masao. Politics as a science in Japan: retrospect and prospects. In: MORRIS, Ivan (ed.). Thought and behavior in modern Japanese politics. Oxford: Oxford University Press, 1969. p. 91-109.

MARUYAMA, Masao. Thought and behavior in modern Japanese politics. Oxford: Oxford University Press, 1963.

METEORO BRASIL. O mangá do BOPE. YouTube. Publicado em 10 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GbWOyxbwF1w. Acesso em: 11 out. 2020.

SOARES, Luiz Eduardo; BATISTA, André; PIMENTEL, Rodrigo. Elite da Tropa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

TAKEUCHI, Yoshimi. 近代主義と民族の問題 (Kindai shugi to minzoku no mondai) [Modernismo e o problema nacional]. In: Takeuchi Yoshimi zenshū [Trabalhos completos de Takeuchi Yoshimi]. v. 7. Tokyo: Chikuma Shobō, 1981. p. 28-37.

TROPA DE ELITE. Direção: José Padilha. Produção: José Padilha, Marcos Prado. Brasil: Universal Pictures do Brasil, The Weinstein Company, 2007.

WELSCH, Wolfgang. Transculturality: the puzzling form of cultures today. In: FEATHERSTONE, Mike; LASH, Scott. (Org.). Spaces of culture: city, nation, world. London: Sage, 1999. p. 194–213.

WHALEY, Deborah Elizabeth. Black women in sequence: re-inking comics, graphic novels, and anime. Seattle: University of Washington Press, 2015.

YOSHIDA, Kaori. Animation and “otherness”: the politics of gender, racial, and ethnic identity in the world of Japanese anime. 2008. 256 f. Tese (Doutorado em Estudos Asiáticos) – University of British Columbia, Vancouver, 2008. Disponível em: https://open.library.ubc.ca/soa/cIRcle/collections/ubctheses/24/items/1.0067003. Acesso em: 3 nov. 2024.

Publicado

2024-11-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Rodrigues, M. dos S. (2024). Kami no Kabeira: o cinema policial brasileiro sob a perspectiva estética do mangá. 9ª Arte (São Paulo), 12, e231126. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2024.v12.e231126