Reflexões sobre Educação Especial e Inclusiva: das condições estruturais ao papel das Histórias em Quadrinhos no ensino para estudantes dentro do espectro autista
DOI :
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2021.v9i2.187767Mots-clés :
Autismo, Histórias em quadrinhos, Educação inclusiva, Educação especial, DocênciaRésumé
Faz um levantamento acerca dos desafios na construção de uma escola que contemple a Educação Especial e Inclusiva, propondo caminhos para enfrentar tais dificuldades através dos quadrinhos, com foco em um público da educação especial: estudantes com transtorno do espectro autista (TEA). Para isto, traz uma revisão bibliográfica e de dados sobre educação inclusiva para, afinal, refletir acerca dos quadrinhos na educação de pessoas com TEA, baseado em pesquisas sobre o tema e vivências pedagógicas dos autores.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALCÂNTARA, Cláudia Sales; MENDONÇA, Emiliana Pereira. HQs, Educação e Arquitetura: um diálogo possível. 9ª Arte, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 39-49, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9877.v8i1p39-49. Acesso em: 16 nov. 2021.
BRASIL. Decreto n. 7.611. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 17 nov. de 2011.
CARVALHO, Natasha de; RODRIGUES, Quézia; LINHARES, Taiane. Práticas educativas para inclusão de alunos com TEA no Ensino Médio regular. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6º, 2019. Anais. Fortaleza: 2019. v. 1.
DACHEZ, Julie. A diferença invisível. São Paulo: Nemo, 2017.
FERNANDES, L. B.; MOSQUERA, C.; TEIXEIRA, R. M. M.; SCHLESENER, A. H. Ensino de arte e autismo: um relato de extensão. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 5, p. 34-63, 2012.
FÉRNANDEZ, Bernardo. Fala, María: um romance gráfico sobre o autismo. São José: Skript Editora, 2020.
GIESTA, Gabriel Valladares (Org.). História em quadrinhos: projetos pedagógicos para o Ensino Médio. Niterói, 2020.
GOMES, Claudio et al. O capitão AVAPE contra o fantasma do autismo: a descoberta - parte 1. S.l: s.n., 2010.
NINOMIYA, Masanori. Nori e eu. Masanori Ninomiya, Sonia Ninomiya. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
PACHECO, Fulvio. Relatos Azuis. Curitiba: Ursereia Estudio e Editora, 2016.
PALHARES. Marjory Cristiane. História em quadrinhos: uma ferramenta pedagógica para o ensino de História. Dia a Dia Educação – Governo do Paraná, p. 1-20, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2262-8.pdf. Acesso em 06 fev. 2021.
PASIAN, Mara Silvia; MENDES, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 165, p. 964-981, set. 2017.
PEREIRA, Cláudio Alves. Educação Especial, Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado. Arcos: Instituto Federal de Minas Gerais, 2018.
PICONI, Andressa Cristiani; TANAKA, Eduardo Hideki. A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos autistas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 2003, p. 385-394. Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/sbie2003/publicacoes/paper41.pdf. Acesso em 27 maio 2021.
ROPOLI, Edilene Aparecida; MANTOAN, Maria Teresa Égler; SANTOS, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos; MACHADO, Rosângela. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.
ROSSI, Claudia Maria Soares. Transtornos globais de desenvolvimento e específicos de aprendizagem. Arcos: Instituto Federal de Minas Gerais, 2020.
SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno. Estatísticas da Educação Especial no Brasil. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoespermanentes/ce/documentos-1/apresentacoes-de-audiencias-e-seminarios/carlos-morenoinep. Acesso em 28 ago. 2020.
SANTOS, Luana Ferreira dos; NEVES, João Victor Pereira Barcelos. Projeto de Criação de Cartilha de Sensibilização para Professores sobre a Temática do Autismo. In: GIESTA, Gabriel Valladares (Org.). História em quadrinhos: projetos pedagógicos para o Ensino Médio. Niterói, 2020. p. 23-61..(a)
SANTOS, Luana Ferreira; NEVES, João Victor Pereira Barcelos. Um manual do Transtorno do Espectro Autista – cartilha/fanzine para a sensibilização sobre o tema. In: GIESTA, Gabriel Valladares (Org.). História em Quadrinhos: Projetos Pedagógicos para o Ensino Médio. Niterói, 2020. p. 62-79 (b)
SONZA, Andréa Poletto et al (Org.). Afirmar: a inclusão e as diversidades no IFRS : ações e reflexões. Bento Gonçalves : IFRS, 2020.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das Hqs no Ensino. In: RAMA, Ângela; Vergueiro, Waldomiro (Org.). Como usar histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.
WELLICHAN, D.S.P.; LINO, C. C. T. S. A inclusão que está nos quadrinhos: como os personagens podem divertir e ensinar sobre as pessoas com deficiência. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 21, p. 44-61, 2019.
ZIRALDO; LUIS GUSTAVO; MENDES, Miguel; MARCO; FERREIRA, Fábio. Autismo: uma realidade. São Paulo: Megatério estúdio, 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright 9ª Arte (São Paulo) 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.