Identificación y activación de circuitos de comunicación como estratégias de relación entre marcas y sus stakeholders
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2019.160523Palabras clave:
Comunicación Organizacional, Circuitos Comunicacionales, Stakeholders, Mediaciones, InnovaciónResumen
El artículo propone una estrategia de innovación en la relación entre las marcas y sus stakeholders por medio de un protocolo de identificación y activación de circuitos de comunicación entre las organizaciones y sus audiencias. La construcción de este protocolo tiene en cuenta la teoría de las mediaciones en diálogo con la perspectiva de la mediatización, proponiendo una metodología que guía los estudios de mercado, que se alinean los valores de la marca con los conjuntos culturales de sus audiencias.Descargas
Referencias
BRAGA, José Luiz. Sobre “mediatização” como processo interacional de referência. In:
Encontro Nacional da Compós, 15., 2006a, Bauru. Anais […]. Bauru: PPGCOM-Unesp/Compós, 2006a. p.1-16. Disponível em: http://bit.ly/36RRVF0. Acesso em: 19 jul. 2015.
BRAGA, José Luiz. A sociedade enfrenta sua mídia: dispositivos sociais de crítica midiática. São Paulo: Paulus, 2006b.
CASAQUI, Vander. Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário. Revista Significação, São Paulo, v. 38, n. 36, p. 131-151, 2011. doi: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina; JACKS, Nilda. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker, 2005.
FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma analítica da midiatização. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 89-105, 2008. doi: 10.11606/issn.1982-8160.v1i2p89-105.
GARCIA CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
GARCIA CANCLINI, Nestor. El consumo cultural en México. México: Grijalbo, 1993.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de janeiro: DP&A, 2005.
HEPP, Andreas. Mediatization, Media Technologies and the “Moulding Forces” of the Media. In: International Communication Association Annual Conference, Boston, 2011. Anais […]. Boston: ICA, 2011. p. 1-23.
HEPP, Andreas. As configurações comunicativas de mundos midiatizados: pesquisa da midiatização na era da “mediação de tudo”. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 45-64, 2014. doi: 10.11606/issn.1982-8160.v8i1p45-64.
HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 53-92, 2012. doi: 10.11606/issn.1982-8160.v5i2p53-91.
HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, 2014. doi: 10.11606/issn.1982-8160.v8i1p21-44.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. A cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 5. ed. São Paulo: Summus, 2003.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 21-44, 2014. doi: 10.11606/issn.1982-8160.v8i1p65-80.
MAGNANI, José Guilherme; TORRES, Lilian de Lucca (org.). Na Metrópole: textos de Antropologia Urbana. São Paulo: Edusp, 1996.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 5. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones. Barcelona: Anthropos, 2010.
MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JÚNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (org.). Mediação & mediatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012.
SHIMP, Terence. Propaganda e promoção: comunicação integrada de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2009.
TOALDO, Mariângela Machado; JACKS, Nilda. Consumo midiático: uma especificidade do consumo cultural, uma antessala para os estudos de recepção. In: Encontro Anual da Compós, 21., Salvador, 2013. Anais […]. Salvador: PPGCOM/UFBA/Compós, 2013. p. 9. Disponível em: http://bit.ly/35QeiJv. Acesso em: 7 fev. 2019.
TRINDADE, Eneus. Mediatização em processos promocionais de ativação das marcas: perspectivas da publicidade. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 15., Mossoró, 2013. Anais […]. Mossoró: Intercom/ UERN, 2013. p. 1-13. Disponível em: http://bit.ly/2TkkqqE. Acesso em: 20 jun. 2019.
TRINDADE, Eneus. Mediações e Midiatizações do Consumo. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 37., Foz do Iguaçu, 2014. Anais […]. Foz do Iguaçu: Intercom/Unicentro. 2014. p. 1-15. Disponível em: http://bit.ly/371dqD2. Acesso em: 20 jun. 2019.
TRINDADE, Eneus; PEREZ, Clotilde. Rituais de consumo: dispositivos midiáticos de articulação de vínculos de sentidos entre marcas e consumidores. In: Seminário Internacional Imagens da Cultura: cultura das imagens, 9., São Paulo, 2013. Anais […]. São Paulo: ECA/USP, 2013. p. 1-19.
TRINDADE, Eneus; PEREZ, Clotilde. Os rituais de consumo como dispositivos midiáticos para a construção de vínculos entre marcas e consumidores. Alceu, Rio de Janeiro, v. 15, n. 29, p. 157-171, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.