Aprender e ensinar as Partículas Modais na Argentina e no Brasil: experiências didáticas com um material autoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837e240035

Palavras-chave:

Partículas Modais, curso de extensão, ensino e aprendizagem de alemão, elaboração de material didático

Resumo

Este artigo discute a experiência de dois cursos de extensão sobre o ensino de partículas modais (PMs) na Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e na Universidade de São Paulo (USP). Utilizando um material didático autoral, desenvolvido por um grupo de pesquisa da USP, o estudo envolveu a aplicação de questionários e anotações de campo para avaliar: (i) o perfil das participantes; (ii) o conhecimento e as necessidades iniciais em relação às PMs; (iii) o papel do curso e do material para o conhecimento acerca do ensino e aprendizagem das PMs. Baseado em teorias linguísticas, o material utiliza a abordagem minimalista para criar atividades práticas que ajudam a compreender o significado das PMs por meio de exemplos autênticos. Os resultados revelam lacunas significativas na compreensão do tema, devido à falta de instrução e de materiais didáticos adequados. O relato das participantes dos cursos indica a relevância deste material desenvolvido para atender às necessidades das estudantes no Brasil e na Argentina com relação ao ensino e aprendizagem das PMs. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAHAM, Werner. Discourse particles in German: how does their illocutive force come about? In: ABRAHAM, Werner. (Ed.). Discourse particles: descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam: Johns Benjamins, 1991, 203-252. Disponível em: http://surl.li/sumdnv (20/05/2024)

AQUINO, Marceli. O processamento das partículas modais alemãs em tarefas de pós-edição. Pandaemonium Germanicum, v. 20, 2017, 65-85. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pg/a/4kz8yWnMsQnm5phkTd9W7rj/?lang=pt (20/05/2024)

AQUINO, Marceli. O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, 2019, 131-161. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/NQK3QFRy4JNwCTthq8KXV6y/ (20/05/2024)

AQUINO, Marceli. Das sieht ja ganz anders aus, wie fühlst du dich denn? Teaching Modal Particles ja and denn with the Queer Eye Germany series: a didactic model based on a Descriptive Format. Pandaemonium Germanicum, v. 26, n. 49, 2023, 170-195. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pg/a/FfbsPbv8Yvs3KyqLRB4sQpD/ (20/05/2024)

AQUINO, Marceli. The nuclear communicative function as a teaching strategy for German Modal Particles: the relevance of the minimalist approach as a teaching tool. Educação em Revista, v. 41, e45809, 2024.

AQUINO, Marceli; FERREIRA, Mergenfel. German as an additional language with a decolonial focus: a discussion on didactic proposals for the Zeitgeist Project. Domínios de Lingu@gem, v. 17, 2023, 1-31. Disponível em: http://surl.li/bhmmvd (20/05/2024)

AQUINO, Marceli; BADAIN, Gabriela Sarmento. Reflexões sobre o ensino das partículas modais alemãs em um curso de extensão: levantamento de necessidades e experiências de estudantes e professoras. Domínios de Lingu@gem, v. 18, 2023, 1-32. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/71855 (20/05/2024)

ARANTES, Poliana Coeli. Análise pragmática do uso de PMs em alemão e em português: incentivo às abordagens metalinguísticas no ensino de alemão em contexto universitário. In: UPHOFF, Dörthe et al. O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017, 123-144.

BOLACIO FILHO, Ebal; LIMA, Thais; BARROS, Belino. Modalpartikeln im DaF-Unterricht. Vermittlung und Lehrwerkanalyse. Periódicos Caderno de Letras (Ufpel), n. 29, 51-65, 2017. DOI: <https://doi.org/10.15210/cdl.v0i29>.

BRAUN, Birgit; DOUBEK, Margit; FÜGERT, Nadja; KOTAS, Ondřej. DaF kompakt neu A2: Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Ernst Klett Sprachen, 2016.

DIEWALD, Gabriele. Same same but different: modal particles, discourse markers and the art (and purpose) of categorization. In: DEGAND, Lisbeth.; PIETRANDREA, Paola; CORNILLIE, Bert. (Ed.). Discourse markers and modal particles: categorization and description. Amsterdam: John Benjamins, 2013, 19-46. Disponível em: http://surl.li/lefpgs (20/05/2024)

MAIJALA, Minna. Was ein Lehrwerk können muss – Thesen und Empfehlungen zu Potenzialen und Grenzen des Lehrwerks im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. InfoDaF, v. 34, n. 6, 2007, 543-561.

SCHMIDT, Camila Marcucci; AQUINO, Marceli. O papel de materiais autênticos para a compreensão auditiva no ensino do alemão como língua adicional: uma proposta de sequência didática para turmas iniciais a partir de um curta-metragem. Pandaemonium Germanicum, v. 28, 2025, 1-24. https://revistas.usp.br/pg/article/view/230647 (20/05/2024)

SCHOONJANS, Steven. Modalpartikeln als multimodale Konstruktionen: Eine korpusbasierte Kookkurrenzanalyse von Modalpartikeln und Gestik im Deutschen. Berlin: De Gruyter, 2018.

SCHRÖDER, Ulrike. Partículas modais no contexto do uso multimodal: uma análise cognitiva e comparativa de uma aula de ALE. In: AQUINO, Marceli. (Org.). Was du schon immer über Linguistik, DaF und Interkulturalität wissen wolltest, aber nicht zu fragen wagtest: reflexões sobre linguística, ensino-aprendizagem e interculturalidade em língua alemã. 1 ed. São Paulo: FFLCH/USP, 2020, v. 1, 10-29.

SCHRÖDER, Ulrike. Modal particles in multimodal language use Towards a cognitive, comparative, and intercultural approach to German as a Foreign Language teaching. In: SCHRÖDER, Ulrike; ADAMI, Elisabetta; DAILEY-O´CAIN, Jennifer. Multimodal communication in intercultural interaction. Nova York: Routledge, 2013.

THURMAIR, Maria. Alternative Überlegungen zur Didaktik von Modalpartikeln. Deutsch als Fremdsprache, Regensburg, Alemanha, v. 47, n. 1, 3-9, 2010.

UPHOFF, Dörthe. A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. Pandaemonium Germanicum, v. 16, 2013, 219-241. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1982-88372013000200012 (20/05/2024)

WEYDT, Harald. Partikeln und Interaktion. Tübingen: Niemeyer, 1983.

WEYDT, Harald. Abtönungspartikel. Die deutschen Modalwörter und ihre französischen Entsprechungen. Bad Homburg v.d.H. Berlin: Gehlen, 1969.

Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AQUINO, Marceli Cherchiglia; ALCOFORADO, Sofia Leria; SÁ, Maria Luiza Sgnolf Martins de. Aprender e ensinar as Partículas Modais na Argentina e no Brasil: experiências didáticas com um material autoral. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 28, p. e240035, 2025. DOI: 10.11606/1982-8837e240035. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/231984.. Acesso em: 25 dez. 2025.