Zeitgeist: Modelando um projeto editorial com interface digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372442217

Keywords:

German as foreign language, Teaching material, Virtual interfaces, Blended learning

Abstract

This paper presents the main lines that guide a model for an editorial project for the teaching of German as a foreign language in Brazilian higher education contexts. The discussion contemplates the editorial point of view, technical issues related to the use of digital technology and a teaching-learning concept that provides a theoretical justification for the model presented.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALTRICHTER, Herbert; TRAUTMANN, Matthias; WISCHER, Beate; SOMMERAUER, Sonja; DOPP-LER, Birgit. Unterrichten in heterogenen Gruppen: Das Qualitätspotenzial von Individualisierung, Differenzierung und Klassenschülerzahl. Nationaler Bildungsbericht 2009 Bd. Cap. 3. https://www.bifie.at/wp-content/uploads/2017/05/NBB2009_Band2_Kapitel-C3.pdf. (25/03/2020)

AMIEL, Tel. Educação aberta: Ética, privacidade e autonomia em tempos de crise. DAAD Webinar Treffpunkt: Mobilidade e cooperação acadêmica na era digital: potencialidades e desafios. daad.reflact.com/treffpunkt (29/04/2020).

ANDRADE E SILVA, Mariana Kuntz de. Textos autênticos, adaptados e semi-autênticos no ensino de alemão como língua estrangeira: reflexões sob a perspectiva da pedagogia pós-método e da aprendizagem como participação. São Paulo, FFLCH/USP, 2016 (Dissertação de Mestrado).

ASCHEMANN, Birgit; GUGLER, Petra; NIMMERFALL, Maria; KÜSTENMACHER, Werner Tiki. Vierzig Wege der Binnendifferenzierung für heterogene LernerInnen-Gruppen. Graz: Frauenservice Graz, 2011. https://erwachsenenbildung.at/downloads/service/reader_binnendifferenzierung_ hete-rogene_gruppen.pdf (25/03/2020)

BOHUNOVSKY, Ruth. Alemão para brasileiros: projeto, produção e avaliação de um livro didático nacional. In: Bohunovsky, Ruth (Org.): Ensinar Alemão no Brasil. Contextos e Conteúdos. Curitiba, Ed. UFPR, 2011, p. 83–98.

BOLOGNINI, Carmen; BOHUNOVSKY, Ruth; UPHOFF, Dörthe; DIETRICH, Georg; OLIVEIRA, Paulo. Lehrwerke im DaF-Unterricht in Brasilien. VI Kongress der ABRAPA, USP 2008. http://www.abrapa.org.br/cd/pdfs/Bolognini-Carmen-DRS8-Podiumsdiskussion-Lehrwerke.pdf (19/03/2020)

DEMMIG, Silvia. Das professionelle Handlungswissen von DaZ-Lehrenden in der Erwachsenenbildung am Beispiel Binnendifferenzierung. Eine qualitative Studie. München, Iudicium, 2008.

ESKEY, D. E. Holding in the bottom: an interactive approach to the language problems of second language readers. In CAREL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. (eds.): Interactive approaches in second language reading. Cambridge, Cambridge University Press, 1988, p. 93-100.

HERZIG, Katharina; BIEDERMANN, Anne; Peuschel, Kristina; WILKE, Valeria; WUCHER-PFENNIG, Norma. Zielgruppenorientierung zwischen Standardisierung und Differenzierung: DaF an lateinamerikanischen Hochschulen. InfoDaF v. 42 n. 6, 2015, 591-627. (Versão eletrônica 2017: DOI https://doi.org/10.1515/infodaf-2015-0606; [02/04/2020])

JENKINS, Eva-Maria. Dimensionen – a definite keeper?! ÖDaF-Mitteilungen n.2, p.51-56, 2006.

Koller, Wilhelm. Philosophie der Grammatik. Vom Sinn grammatischen Wissens. Stuttgart, Metzler, 1988.

KRAFZIG, Dirk; BANKE, Karl; SLAMA, Dirk. Enterprise SOA: Service-Oriented Architecture Best Practices. Prentice Hall, nov. 2004.

KUMARAVADIVELU, B. Understanding Language Teaching: From Method to Postmethod. Mahwah (NJ), Lawrence Erlbaum, 2006.

LEDEL, Leandro Camara. Sistemas de Informação em Saúde: o atendimento aos requisitos de escalabilidade e disponibilidade. Revista Network Technologies, v. 4, p. 98-106, 2010.

LEDEL, L. C.; RICARTE, I. L. M. Gestão do Conhecimento aplicada a fins educacionais. In: World Congress on Technology Education, 2004, Santos – SP. Proceedings of the World Congress on Technology Education. Santos – SP, 2004. v. 1.

LUCAS, Patrícia de Oliveira. Os materiais didáticos de inglês como língua estrangeira (LE) na prática de professores da escola pública: um convite à formação reflexiva ou à perpetuação do ensino prescritivo? São Carlos: UFSCar, 2016. (Tese de Doutorado)

MALEY, Alan. Squaring the circle – reconciling materials as constraint with materials as em-powerment. In TOMLINSON, Brian (Ed.): Materials Development in Language Teach-ing. Cambridge/New York: Cambridge University Press, 2011, p. 379-402. (2nd edition)

NIED UNICAMP. TelEduc. Unicamp: Núcleo de Informática Aplicada à Educação, 1997-2017. https://www.nied.unicamp.br/teleduc/

OLIVEIRA, Paulo. Auch Zwerge haben klein angefangen: Großes und Kleines rund um den Computer im DaF-Bereich. DaFBrücke (Curitiba), Buenos Aires – Argentina, v. 2, n.2, p. 15-18, 2000.

Oliveira, Paulo. Fachsprachen und Internet im DaF-Bereich. Cadernos de Letras (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 17, p. 79-89, 2001.

OLIVEIRA, Paulo. Lokale Antworten auf globale Fragen. In: Germanistentreffen, 2001, São Paulo. Germanistentreffen – Tagungsbeiträge. Bonn, Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), 2002. p. 107-129.

Oliveira, Paulo. Deutsch Lernen und Lehren mit elektronischen Mitteln: von der alltäglichen Anwendung bis zum virtuellen Klassenraum. In: V Congresso Brasileiro de Professores de Alemão e II Congresso de Professores de Alemão do MERCOSUL, 2002, São Leopoldo, RS. Anais do V Congresso Brasileiro de Professores de Alemão e II Congresso de Professores de Alemão do MERCOSUL. São Leopoldo, Editora da Unisinos, 2003. p. 280-299.

OLIVEIRA, Paulo. Autonomia no Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. 9ª Conferência para Profissionais de Ensino de Língua Estrangeira. São Paulo, SENAC, 2004. (Palestrante convidado).

OLIVEIRA, Paulo. À procura da flor azul no ensino da língua alemã. Projekt (Curitiba), v. 44, p. 13-23, 2006.

OLIVEIRA, Paulo. Aprendizagem Autônoma e Ensino Colaborativo de Alemão. In: II Colóquio de Estudos Germânicos „Mito e Magia“, 2007, Araraquara. Anais do II Colóquio de Estudos Germânicos, 2007.

OLIVEIRA, Paulo. Blaue Blume mit TelEduc: Blended Learning und Vernetzung (Kurzvortrag). In: VI. Brasilianischer Deutschlehrerkongress und I. Lateinamerikanischer Deutschlehrerkongress, 2008, São Paulo. Annalen des VI. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses und I. Lateinamerikanischer Deutschlehrerkongresses. São Paulo, ABRAPA, 2008. http://www.abrapa.org.br/cd/pdfs/Oliveira-Paulo-DRS8-Blaue-Blume-TelEduc-Fertig.pdf (08/03/2020)

OLIVEIRA, Paulo. Graus de Interação no Espaço Físico e Virtual. In: Ucy Soto; Mônica Ferreira Mayrink; Isadora Valencise Gregolin. (Org.). Linguagem, educação e virtualidade – Experiências e reflexões. São Paulo, Cultura Acadêmica, 2009. http://books.scielo.org/id/px29p/pdf/soto-9788579830174-10.pdf (08/03/2020)

OLIVEIRA, Paulo. Escrita em ambientes eletrônicos: colaboração e avaliação interpares no Moodle. Anais eletrônicos. IV Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Rio de Janeiro, ALAB, 2011. http://www.alab.org.br/images/stories/alab/CBLA/ANAIS/temas/19_14.pdf. (23/04/2020)

OLIVEIRA, Paulo. Escrita em ambientes eletrônicos: colaboração e avaliação interpares no Moodle. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: ALAB, 2012. v. 1. p. 1-18. https://alab.org.br/wp-content/uploads/2012/04/19_14.pdf (08/03/2020)

OLIVEIRA, Paulo. Autonomia e parâmetros externos: incompatíveis? Recolocando a questão no âmbito do laboratório de avaliação do Moodle, na companhia de Wittgenstein. Revista EntreLínguas, v. 1, p. 85-110, 2015. DOI: https://doi.org/10.29051/el.v1i1.8054 (08/03/2020)

OLIVEIRA, Paulo; WUCHERPFENNIG, Norma; VETTER, Anisha. Alemão para universitários: formas híbridas. Cadernos de Letras (UFRJ), v. 24, p. 59-84, 2008.

OLIVEIRA, Paulo; WUCHERPFENNIG, Norma. Passagem para o virtual: as novas mídias. In: Ruth Bohunovsky (Org.). Ensinar alemão no Brasil: contextos e conteúdos. 1ed. Curitiba, Editora da Universidade Federal do Paraná, 2011, p. 99-121.

PARRA, Henrique Zoqui Martins; CRUZ, Leonardo; AMIEL, Tel; MACHADO, Jorge. Infraestruturas, Economia e Política Informacional: o Caso do Google Suite For Education. Mediações – Revista de Ciências Sociais (Londrina) v.23 n.1, Jan./Jun. 2018, p. 63-99. DOI: 10.5433/2176-6665.2018.1v23n1p63 (Dossiê vigilância, controle e novas tecnologias)

PRABHU, N. S. Materials as support, materials as constraint. Guidelines: A Periodical for Classroom Language Teachers, v.11, n.1 p. 66-74, 1989.

PREVEDELLO, Clarissa Felkl; ROSSI, Wagner Soares; COSTA, Antônio Carlos da Rocha. Direito Autoral na Produção de Materiais Didáticos para a Educação a Distância: reflexões para a utilização na era da informação. Revista Thema n.12 v.2, 2015. http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/issue/view/11 (26/03/2020)

PRIOSTE, Cláudia; RAIÇA, Darcy. Inclusão digital e os principais desafios educacionais brasileiros. RPGE – Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. esp. 1, p. 860-880, out./2017. DOI: http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10457 (22/03/2020)

QUADRO Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Conselho da Europa, 2001–. https://www.dge.mec.pt/quadro-europeu-comum-de-referencia-para-linguas (19/03/2020)

RÖSLER, Dietmar. E-Learning Fremdsprachen – eine kritische Einführung. Tübingen, Stauffenburg, 2010. (3. Auflage)

RÖSLER, Dietmar; WÜRFFEL, Nicola. Digitale Medien. In ULRICH, Winfried (Hrsg.): Deutsch-unterricht in Theorie und Praxis (DTP) 10 / OOMEN-WELKE, Ingelore; AHRENHOLZ, Bernt (Hrsg.): Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohen-gehren, 2017, p. 252-260.

SARTINGEN, Kathrin. OLIVEIRA, Paulo; DEGELO, Ana Luiza Zink. Fernstudienkurse in Brasilien. Zielsprache Deutsch, v. 27, n.2, p. 92-97, 1997.

SCHART, Michael. Die Suche – ein Nachruf. Das „andere Lehrwerk“ aus der Sicht japanischer Studierender. Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht v.10 n.2, 2005. https://tujournals.ulb.tu-darmstadt.de/index.php/zif/article/view/434/410 (24/03/2020)

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2011. (9ª Edição)

TÖNSHOFF, Wolfgang. Binnendifferenzierung im lernerorientierten Fremdsprachenunterricht (I). Deutsch als Fremdsprache v. 41 n.1, 2004, p. 227-231.

TÖNSHOFF, Wolfgang. Binnendifferenzierung im lernerorientierten Fremdsprachenunterricht (II). Deutsch als Fremdsprache v. 42 n.1, 2005, p. 13-17.

UPHOFF, Dörthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. Campinas, DLA/IEL/Unicamp, 2009. [Tese de Doutorado]

UPHOFF, Dörthe. Zeitgeist: um projeto de livro didático para o ensino de alemão em contexto universitário. (Mesa: Ensino de língua alemã e pesquisa). III Congresso da ABEG “Travessias, Encontros, Diálogos”. Niterói, UFF, 2019a. (http://germanistik-brasil.org.br/ter¬ceiro-congresso-abeg/programacao/)

UPHOFF, Dörthe. Deutsch in universitären Kontexten: Teilhabe und Förderung der Kritikfähigkeit als methodisch-didaktische Prinzipien. (Mesa: Aprender/Ensinar alemão em contextos universitários: possibilidades e desafios do século XXI). DIPROLing2019. Campinas, Unicamp, 2019b. (https://www.cel.unicamp.br/diproling/index.php/pt/programacao-4)

UPHOFF, Dörthe. ARAÚJO, Fabiana Reis de. Historiografia de estudos brasileiros sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira. In UPHOFF ET AL. (Orgs.): Alemão em contexto universitário. Ensino, pesquisa e extensão. São Paulo, FFLCH/USP, 2019, p. 79-102.

UPHOFF, Dörthe; LEIPNITZ, Luciane; ARANTES, Poliana C. C.; PEREIRA, Rogéria Costa (Orgs.). O ensino de alemão em contexto universitário. São Paulo, Humanitas, 2017.

UPHOFF, Dörthe; LEIPNITZ, Luciane; ARANTES, Poliana C. C.; PEREIRA, Rogéria Costa (Orgs.). Alemão em contexto universitário. Ensino, pesquisa e extensão. São Paulo, FFLCH/USP, 2019.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Über Gewissheit = On Certainty. Malden/Oxford: Blackwell, 2004. (= Da Certeza)

Published

2021-01-01

Issue

Section

Dossiê: Ensino e aprendizagem de alemão com mídias digitais

How to Cite

OLIVEIRA, Paulo; LEDEL, Leandro. Zeitgeist: Modelando um projeto editorial com interface digital. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 42, p. 217–254, 2021. DOI: 10.11606/1982-88372442217. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/176742.. Acesso em: 21 nov. 2024.