New perspectives, new practices and tensions in German language and literature teaching: on identity, insurgent, decolonial and anti-racist crises and demands

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-883727531

Abstract

Este dossiê temático é fruto dos anseios de um grupo de professores de universidades públicas e estudantes de pós-graduação de todo o país, reunidos em um grupo de trabalho para pensar e pesquisar o ensino da língua e da cultura alemães no Brasil, a partir das temáticas insurgentes e das teorias críticas que interpelam a germanística brasileira na atualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Jorge de. Introdução. In: ALMEIDA, Jorge; BADER, Wolfgang (orgs). Pensamento alemão no século XX. Grandes protagonistas e recepção no brasil. Vol. 1. São Paulo: Cosacnaify, 2009, 11-22.

EL-TAYEB, Fatima. Schwarze Deutsche. Der Diskurs um “Rasse“ und Nationale Identität 1890-1933. Frankfurt, New York: Campus Verlag, 2020.

FERREIRA. Aparecida de Jesus. Letramento racial crítico, através de narrativas autobiográficas. Campos Gerais, Paraná: Editora Estúdio Texto, 2019.

GEIER, Andrea. Crítica ao cânone sob uma perspectiva pós-colonial. A África escura. Disponível em https://www.goethe.de/prj/lat/pt/dis/21784873.html (20/11/21).

KOEPSELL, Philipp Khabo. Literatura negra alemã. Pátria, identidade e racismo, 2019. Disponível em https://www.goethe.de/prj/hum /pt/dos/zug/21754686.html (18/06/24).

LANDULFO, Cristiane; MATTOS, Doris. Suleando conceitos em linguagens. Decolonialidades e epistemologias outras. Campinas: Pontes Editores, 2022.

MARTINS, Catarina. Mulheres, raça e etnicidades. Introdução aos feminismos decoloniais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2024.

OHLERT, Martin. Zwischen „Multikulturalismus“ und „Leitkultur“. Wiesbaden: Springer VS, 2015.

OGUNTOYE, Katharina; AYIM, May; SCHULTZ, Dagmar. Farbe bekennen. Afro-deutsche Frauen auf den Spuren ihrer Geschichte. Berlin: Orlanda Buchverlag, 2020.

SOUZA, Lynn M. T. Menezes de; HASHIGUTI, Simone. Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, v. 29, n. 53, 149-177, 2022.

Published

2024-07-08

Issue

Section

Dossiê: Novas perspectivas, novas práticas e tensões no ensino de língua e literatura alemãs: sobre crises e demandas identitárias, insurgentes, decoloniais, antirracistas

How to Cite

REGINA ESTEVES, Cleydia; SCHLUDE WELS, Érica; DA HORA SAMPAIO, Ivanete. New perspectives, new practices and tensions in German language and literature teaching: on identity, insurgent, decolonial and anti-racist crises and demands. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 53, p. 1–10, 2024. DOI: 10.11606/1982-883727531. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226885.. Acesso em: 30 dec. 2024.