Análise dos processos de generificação a partir de estudos brasileiros: uma revisão de escopo

Autores

  • Ruth Almeida Correia Universidade Federal do Amazonas
  • Valexa Moraes de Barros Universidade Federal do Amazonas
  • Dafne Serafim Cosendey Toledo Universidade Federal do Amazonas
  • Consuelena Lopes Leitão Universidade Federal do Amazonas
  • Marck de Souza Torres Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.223377

Palavras-chave:

Generificação, Revisão de escopo, Estudos de Gênero, Socialização, Identidade de Gênero

Resumo

O objetivo do artigo é explorar e sistematizar o conceito de generificação por meio do mapeamento da literatura acadêmico-científica brasileira, por meio da revisão de escopo, nas bases de dados: BVS, Scopus, SciELO, LILACS e Periódicos CAPES no período de 2019 a 2023. Como resultado, foram identificados 196 artigos e 24 foram selecionado para integra a revisão. Os eixos centrais identificados se dividiram em: construção social, generificação e interseccionalidade, atravessamentos da generificação na formação profissionalizante, reafirmação de práticas generificadas e críticas à binariedade hegemônica. A maioria dos artigos foram produzidos e publicados do Sul e Sudeste brasileiro com apenas uma publicação da região Norte. Apesar de não ser conceituado, o termo generificação é problematizado, lançando críticas à binariedade hegemônica e sua construção nos diversos espaços de formação. A literatura científica evidencia a existência dos processos de generificação dentro das produções acadêmicas e no cotidiano, a análise detalhada dos artigos revela escassez de estudos aprofundados que examinem suas nuances e aplicações específicas no contexto cultural brasileiro. 

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Biografia do Autor

  • Ruth Almeida Correia, Universidade Federal do Amazonas

    Psicóloga pelo Centro Universitário do Norte (2022). Mestranda pelo Programa de pós-graduação em Psicologia (PPGPSI-UFAM) - Bolsista FAPEAM. Pós-Graduanda em Saúde Coletiva (FAVENI). Pesquisadora no Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU-UFAM) e do Laboratório de Psicologia Saúde e sociedade na Amazônia (LAPSAM-UFAM).

  • Valexa Moraes de Barros, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada no curso de psicologia pelo Centro Universitário FAMETRO e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI-UFAM).  

  • Dafne Serafim Cosendey Toledo, Universidade Federal do Amazonas

    Graduada em Psicologia e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI-UFAM).  

  • Consuelena Lopes Leitão, Universidade Federal do Amazonas

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Docente titular do curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – UFAM (PPGPSI-UFAM).  

  • Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas

    Doutor em Psicologia Clínica na Pontifícia – Universidade Católica do Rio de Grande do Sul (PUC-RS)Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI-UFAM)  

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Publicado

2024-10-07

Edição

Seção

Dossiê "Feminismos e antifeminismos na política "

Como Citar

Correia, R. A., Barros, V. M. de, Toledo, D. S. C., Leitão, C. L., & Torres, M. de S. (2024). Análise dos processos de generificação a partir de estudos brasileiros: uma revisão de escopo. Plural, 31(1), 8-30. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2024.223377