“Meu professor é a bola”: a dinâmica multifacetada do aprendizado futebolístico

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DOI:

https://doi.org/10.11606/rrkn3c20

Palavras-chave:

futebol, aprendizado, escolinha de futebol

Resumo

Pretendo, neste artigo, analisar o processo de ensino-aprendizagem futebolístico a partir do que foi observado na escolinha de futebol do CDM (Clube Desportivo Municipal) Cidade Líder, gerenciada por agentes vinculados ao futebol varzeano de um bairro periférico paulistano. Tendo em vista que se trata de um processo de ensino-aprendizagem futebolístico, pois existiriam diferenças entre o modo de aprender e o modo de ensinar, procurarei evidenciar como o ensino do saber futebolístico deve ser compreendido a partir da complementaridade entre as diferentes práticas na escolinha, na rua, e em outros espaços.

Biografia do Autor

  • Enrico Spaggiari, Universidade de São Paulo

    Mestre em Antropologia Social

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Publicado

2009-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Spaggiari, E. . (2009). “Meu professor é a bola”: a dinâmica multifacetada do aprendizado futebolístico. Ponto Urbe, 5, 1-15. https://doi.org/10.11606/rrkn3c20