“Meu professor é a bola”: a dinâmica multifacetada do aprendizado futebolístico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/rrkn3c20

Palabras clave:

futebol, aprendizado, escolinha de futebol

Resumen

Pretendo, neste artigo, analisar o processo de ensino-aprendizagem futebolístico a partir do que foi observado na escolinha de futebol do CDM (Clube Desportivo Municipal) Cidade Líder, gerenciada por agentes vinculados ao futebol varzeano de um bairro periférico paulistano. Tendo em vista que se trata de um processo de ensino-aprendizagem futebolístico, pois existiriam diferenças entre o modo de aprender e o modo de ensinar, procurarei evidenciar como o ensino do saber futebolístico deve ser compreendido a partir da complementaridade entre as diferentes práticas na escolinha, na rua, e em outros espaços.

Biografía del autor/a

  • Enrico Spaggiari, Universidade de São Paulo

    Mestre em Antropologia Social

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Publicado

2009-12-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Spaggiari, E. . (2009). “Meu professor é a bola”: a dinâmica multifacetada do aprendizado futebolístico. Ponto Urbe, 5, 1-15. https://doi.org/10.11606/rrkn3c20