Precarização e provisoriedade: um estudo com refugiados venezuelanos em João Pessoa/PB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/0maznx40

Palabras clave:

migração, refúgio, experiência urbana, provisoriedade, precarização

Resumen

A intensidade com que os processos migratórios contemporâneos vêm se desenvolvendo tem impactado diversos países, inclusive o Brasil, que nos últimos anos acolheu grande contingente de pessoas de diferentes localidades, principalmente de países vizinhos. Esse artigo foca no contexto migratório venezuelano na Paraíba e na experiência de um grupo de refugiados na capital paraibana. Analisa-se a sua presença na cidade no que diz respeito aos indicadores tradicionais dos estudos urbanos, com ênfase na moradia e no trabalho. Em meio a um cenário de neoliberalismo e globalização acelerada, utilizou-se a ideia de provisoriedade e de precariedades compartilhadas a fim de dar visibilidade não só às condições de vida e às dinâmicas territoriais geradas, mas para abrir possibilidades de discussão sobre a realidade vivenciada por migrantes e refugiados no Brasil, especialmente em cidades centro-regionais, como João Pessoa.

Biografía del autor/a

  • Marcela Dimenstein, Centro Universitário de João Pessoa

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo; professora assistente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa e do Centro Universitário UNIESP.

  • Gleici Elali, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo; Professora titular da UFRN, atuante no Curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo e nos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA) e Psicologia (PPGPSI)

Publicado

2024-07-24

Cómo citar

Dimenstein, M., & Elali, G. (2024). Precarização e provisoriedade: um estudo com refugiados venezuelanos em João Pessoa/PB. Ponto Urbe, 32(1), e226833. https://doi.org/10.11606/0maznx40