Dos diálogos sobre a “Nova Era”: etnografia, deslocamentos e desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-3341.pontourbe.2024.230676Palabras clave:
Formação em antropologia, Neo-esoterismo, Feminino, Assentamentos rurais, MSTResumen
O artigo apresenta a trajetória da pesquisa desde o deslocamento do oeste de Santa Catarina para o doutorado em São Paulo, onde se deu a aproximação com o campo de estudos da Nova Era e dos neo-esoterismos no contexto da metrópole paulistana e a pesquisa de doutorado desenvolvida em três cidades do Nordeste – Recife, Natal e Campina Grande – a partir do ingresso como docente na UFRN, e os estudos que investigam relações entre gênero e geração em contextos rurais, em pesquisas junto a assentamentos. O aprendizado de uma mirada etnográfica de perto e de dentro, a mobilização de categorias analíticas como o circuito, o treinamento da atenção para a centralidade do gênero como organizador de experiências sociais são transversais a estas pesquisas, e destaca-se o papel de José Guilherme Magnani como formador e interlocutor, o que possibilita trocas de perspectivas sobre novos objetos, como comparações entre assentamentos, como o Vale do Lírio, e ocupações urbanas, como a Copa do Povo.
Descargas
Referencias
MAGNANI, Jose Guilherme Cantor. Esotéricos na cidade: os novos espaços de encontro, vivência e culto. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 9, n.2, p. 66-72, 1995.
MAGNANI, Jose Guilherme Cantor. Mystica Urbe: um estudo antropológico sobre o circuito neo-esotérico na metrópole. 1. ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999. v. 1. 143p
MAGNANI, Jose Guilherme Cantor. O Brasil da Nova Era. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. v. 1. 63p.
MAGNANI, Jose Guilherme Cantor. Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole. In: José Guilherme Cantor Magnani; Lilian de Lucca Torres. (Org.). Na Metrópole: Textos de Antropologia Urbana. 2ed.São Paulo: Edusp - FAPESP, 2000, v. 1, p. 15-53.
MAGNANI, Jose Guilherme Cantor. Da periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em Antropologia Urbana. 1. ed. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. v. 1. 345p
MAGNANI, Jose Guilherme Cantor. A Copa Do Povo e o Vale do Lírio: duas experiências sob o olhar etnográfico “de perto e de dentro”. Áltera, v. 1, p. 112-143, 2015.
PEIRANO, Mariza. Artimanhas do acaso. Anuário antropológico. v. 14 n. 1 (1990
SCHWADE, Elisete. Deusas Urbanas: Encontros, espaços e experiências neo-esotéricas no Nordeste Tese de Doutorado. FFLCH/USP, 2001
SCHWADE, E. Neo-esoterismo no Brasil: dinâmica de um campo de estudos. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 61, p. 5-25, 2006.
SCHWADE, E. Carnaval da Nova Consciência. Religião & Sociedade (Impresso), v. 31, p. 180-208, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.