Associação entre sinais de sofrimento psíquico até dezoito meses e rebaixamento da qualidade de vida aos seis anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.1590/0103-656420130043Resumo
A pedido do Ministério da Saúde foi desenvolvido e validado um protocolo de Indicadores clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) para detectar riscos para transtornos psíquicos de desenvolvimento em bebês de 0 a 18 meses. Este trabalho teve como objetivo verificar a validade preditiva do IRDI, a partir de sua relação com dois instrumentos: o Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé (AUQUEI) e o Child Health Questionnaire (CHQ), ambos já validados no Brasil e aplicados aos seis anos de vida. A amostra foi composta por 46 crianças de três centros de saúde de São Paulo. Os resultados indicaram que o IRDI não se mostrou sensível à avaliação de qualidade de vida obtida com o uso do AUQUEI. No entanto, a associação estatisticamente significante encontrada entre resultados obtidos no IRDI e no CHQ mostrou maior capacidade do IRDI para predizer qualidade de vida relacionada ao índice psicossocial do que ao índice físico do mesmo instrumento.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo de Psicologia USP está licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC, exceto onde identificado diferentemente.
A aprovação dos textos para publicação implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista Psicologia USP, que terá a exclusividade de publicá-los primeiramente.
A revista incentiva autores a divulgarem os pdfs com a versão final de seus artigos em seus sites pessoais e institucionais, desde que estes sejam sem fins lucrativos e/ou comerciais, mencionando a publicação original em Psicologia USP.
