Los hilos sueltos de la historia del arte en las acciones creativas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v16i16p178-191Palabras clave:
Citación, Apropiación, Transgresión, Intervención, Arte ContemporaneoResumen
El arte contemporáneo ha roto con muchos supuestos de la tradición de la historia del arte. Este ensayo analiza cuatro conceptos que los artistas del arte contemporáneo utilizan para reinterpretar obras famosas. El texto aborda algunos procesos de citación, apropiación, transgresión e intervención en imágenes pasadas como posibilidad de revisitar escenas culturales con nuevas extensiones de significado.
Descargas
Referencias
DICIONÀRIO ETIMOLÓGICO https://www.dicionarioetimologico.com.br/subversao/#google_vignett e. Verbete: Subversão. Acesso em 27.03.2024.
DRUMMOND, Carlos. Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2022.
MELO, Mariana Souza. Intervenções Urbanas na arte contemporânea em Pernambuco: questões do uso do espaço público. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.
OLIVEIRA, Flávio. Vestígios: Uma investigação do ato de apropriação na arte. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017.
SCHWARCZ, Lilia. https://www.youtube.com/watch?v=V9mACRbXZKE.,2021. Acesso em 29.03.2024.
THORNTON, Sara (2014). O que é um artista? Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ZYGMONT, Bryan. Vênus de Villendorf
https://pt.khanacademy.org/humanities/prehistoric-art/paleolithic/paleolithic-objects/a/venus-of-willendorf. Acesso em 29.03.2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Rizolli, Paula Serafim Daré

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).