Os fios soltos da história da Arte em ações criativas contemporâneas.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v16i16p178-191Palavras-chave:
Citação, Apropriação, Transgressão, Intervenção, Arte ContemporâneaResumo
A arte contemporânea rompeu com muitos pressupostos da tradição da história da arte. Este ensaio discorre sobre quatro conceitos que artistas arte contemporâneos se utilizam para fazer releituras de obras consagradas. O texto aborda alguns processos de citação, apropriação, transgressão e intervenção em imagens pretéritas como possibilidade de revisitar cenas da cultura com novas extensões de significados.
Downloads
Referências
DICIONÀRIO ETIMOLÓGICO https://www.dicionarioetimologico.com.br/subversao/#google_vignett e. Verbete: Subversão. Acesso em 27.03.2024.
DRUMMOND, Carlos. Alguma Poesia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2022.
MELO, Mariana Souza. Intervenções Urbanas na arte contemporânea em Pernambuco: questões do uso do espaço público. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.
OLIVEIRA, Flávio. Vestígios: Uma investigação do ato de apropriação na arte. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2017.
SCHWARCZ, Lilia. https://www.youtube.com/watch?v=V9mACRbXZKE.,2021. Acesso em 29.03.2024.
THORNTON, Sara (2014). O que é um artista? Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ZYGMONT, Bryan. Vênus de Villendorf
https://pt.khanacademy.org/humanities/prehistoric-art/paleolithic/paleolithic-objects/a/venus-of-willendorf. Acesso em 29.03.2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Rizolli, Paula Serafim Daré
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).