Recepción y participación en instalaciones contemporáneas: evidencia de su función social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v12i12p259-285Palabras clave:
Arte contemporáneo, Instalación (Artes Plásticas), Estética, Recepción, ParticipaciónResumen
El artículo busca reflexionar sobre nuevos modos de producción que promuevan, además de la recepción, la participación colectiva y develen evidencias de su función social. Para ello, analiza las instalaciones Cidade Dormitório (2007) y Parque Experimental el Eco (2016) a la luz de abordajes sobre la noción de horizonte de expectativas y espacios vacíos, presentes en la estética de la recepción, y la idea de estética de la participación.
Descargas
Referencias
Monografias
ALTAMIRANO, C.; SARLO, B. Las teorías de la recepción: apología del lector. In: ALTAMIRANO, C.; SARLO, B. Literatura/Sociedad. Buenos Aires: Edicial; Libronauta, 2001. cap. V. Del lector, p. 215-228. ISBN 950-506-347-4. E-book.
CAMPBELL, B. Arte para uma cidade sensível. São Paulo: Invisíveis Produções, 2015. Disponível em: https://arteparaumacidadesensivel.files.wordpress.com/2015/10/arte_para_uma_cidade_sensivel_ebook.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
CANCLINI, N. G. A Sociedade sem Relato: Antropologia e Estética da Iminência. 1a ed., 1a reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
CARNEIRO, F. S. Instalações contemporâneas latino-americanas: brecha para coabitações. Orientador: Arthur Hunold Lara. 2021. 338 p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-19042022-190512/. Acesso em: 19 abr. 2022.
ISER, W. El acto de leer: Teoría del efecto estético. Madri: Taurus Ediciones, 1987.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática S.A., 1994.
JAUSS, H. R. Pequeña apología de la experiencia estética. Trad. Daniel Innerarity. Barcelona: Paidós, 2002.
VÁZQUEZ, A. S. De la estética de la recepción a una estética de la participación. Ciudad de México: Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, 2005.
SILVA, A. Atmosferas urbanas: grafite, arte pública, nichos estéticos. São Paulo: Edições Sesc, 2014.
SILVA, A. E. C. Canteiro de Obras: Um estudo antropológico sobre a galeria A Gentil Carioca e sua relação com o circuito de arte. Orientador: Profa. Dra. Rosane Preciosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Antropologia) - Departamento de Ciências Sociais, UFJF, Juiz de Fora, 2011.
Publicações periódicas
FLYNN, A. Subjectivity and the Obliteration of Meaning: Contemporary Art, Activism, Social Movement Politics. Cadernos de Arte e Antropologia, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 59-77, 2016. DOI https://doi.org/10.4000/cadernosaa.1035. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/1035. Acesso em: 12 jun. 2021.
KORSCH, N. V. Arte é beliche gigante para moradores de rua. EXTRA, Rio de Janeiro, 29 jun. 2007. Geral, p. 13. Disponível em: https://arquivosdopresente.files.wordpress.com/2009/06/extra-cidade-dormitorio-copia.jpg . Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Arte & Ensaios. A cidade é um pano de fundo e ao mesmo tempo é o sujeito: Guga Ferraz. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ed. 26, p. 18-49, junho 2013. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2014/01/ae26_guga-ferraz.pdf . Acesso em: 14 jun. 2020.
Documentos disponíveis somente em suporte eletrônico
A GENTIL CARIOCA. A Gentil Carioca. Disponível em: https://www.agentilcarioca.com.br/. Acesso em: 5 dez. 2020.
APRDELESP. Cidade do México, [201-?]. Disponível em: http://aprdelesp.com/ . Acesso em: 13 jun. 2020.
GUGA Ferraz. In: MAC USP. O MAC encontra os artistas. [S. l.], 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ay5bP8jLdxs. Acesso em: 10 out. 2020.
Parque Experimental el Eco. Cidade do México, 2016. Disponível em: http://parqueeleco.com/. Acesso em: 13 jun. 2020.
SÁ, R. P. Cidade Dormitório. 2007. Disponível em: http://www.canalcontemporaneo.art.br/arteemcirculacao/archives/001257.html . Acesso em: 10 jun. 2018.
UNAM (México). Museo Experimental el Eco. Museo Experimental el Eco. [S. l.], [201-?]. Disponível em: https://eleco.unam.mx/ . Acesso em: 17 nov. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Fabiane Schafranski Carneiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).