A divulgação científica do canal Nerdologia no YouTube

Autores

  • Manuella Vieira Reale Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p103-127

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Nerdologia, YouTube

Resumo

Este artigo compreenderá as diferentes estratégias enunciativas e os regimes de sentido e de interação dos vídeos do canal Nerdologia. O objeto de estudo é composto pelo canal Nerdologia no YouTube. A análise da enunciação do texto sincrético segue a corrente teórica da sociossemiótica, com base em Greimas (ano). Para a noção de divulgação científica, Bueno (ano), Vogt (ano) e Lewestein (ano). Em diferentes regimes de sentido e de interação Landowski (ano), verifica-se como o Nerdologia lança mão de narrativas estratégicas para impelir a construção de sentido conjuntamente com o destinatário a fim de acentuar o gosto pela ciência enquanto objeto de valor.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

A divulgação científica do canal Nerdologia no YouTube. (2023). Revista Estudos Culturais, 8, 103-127. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i8p103-127