Política de Ética

A Revista de Estudos Culturais segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (COPE), de modo que as submissões devem corresponder aos princípios sistematizados em https://publicationethics.org/guidance/guideline/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing .

 

Utilização de programas de inteligência artificial

Em concordância com as orientações da COPE (https://publicationethics.org/guidance/cope-position/authorship-and-ai-tools), a Revista de Estudos Culturais não aceita que inteligências artificiais generativas sejam incluídas como co-autoras em nossas publicações, uma vez que estas não poderem assumir a responsabilidade sobre o conteúdo do texto. Nesse sentido, o uso de chatbots para o processamento de total ou parcial de textos, a geração de ideias e texto, ou pesquisa substantiva não são admitidos.

 

Preservação de dados e identificação digital

A Revista de Estudos Culturais utiliza os sistemas LOCKSS (https://revistas.usp.br/revistaec/gateway/lockss), CLOKSS (https://revistas.usp.br/revistaec/gateway/clockss) e PKP Preservation Network (https://revistas.usp.br/revistaec/about/aboutThisPublishingSystem) visando assegurar a preservação digital de seus conteúdos.

Todos os manuscritos publicados pela revista são identificados com DOI - identificador digital de objetos, vinculado ao ORCiD dos(as) autores(as) via CROSSREF. 

 

Ética e conflitos de interesse

Solicitamos que manuscritos relatando pesquisas com animais ou seres humanos no Brasil informem os dados referentes à aprovação prévia por um Comitê de Ética em Pesquisa do sistema CEP/CONEP (https://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf), e explicitem no texto os benefícios resultantes do estudo.

Pesquisas financiadas precisam mencionar a origem dos recursos financeiros utilizados, bem como eventuais conflitos de interesse implicados no trabalho. Nossa editoria e corpo de pareceristas reservam-se o direito de recusar a avaliação ou a publicação de manuscritos em virtude de eventuais conflitos de interesse.

Caso o manuscrito seja resultante de dissertações, teses ou trabalhos apresentados em eventos, é preciso que a informação conste no texto a ser publicado.