Política Editorial

 

Avaliação por pares e prevenção de plágio

Os manuscritos enviados para publicação na Revista de Estudos Culturais da USP são inicialmente avaliados por nossa equipe editorial, a fim de que seja verificada sua adequação às normas, foco e escopo da revista. Nessa etapa, utilizamos o software iThenticate (serviço fornecido pela CrossRef - https://www.crossref.org/services/similarity-check) para identificação de similaridade com textos já publicados e prevenção de possíveis situações de plágio.

Iniciado o processo editorial, o manuscrito é submetido ao parecer cego de um(a) ou mais avaliadores(as) ad hoc, que podem recomendar a aceitação, a indicação de correções necessárias ou a recusa do texto. Mesmo no caso de dossiês organizados, entrevistas, traduções e publicações a convite, os manuscritos são submetidos à avaliação por pareceristas.

A decisão final acerca da publicação cabe à editoria. Contudo, as informações e conceitos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).

 

Acesso aberto e isenção de taxas

A Revista de Estudos Culturais da USP não cobra nenhum tipo de taxa de autores(as) ou leitores(as), e oferece acesso gratuito e imediato ao seu conteúdo, em linha com o princípio de que a disponibilização gratuita do conhecimento científico ao público proporciona maior democratização global do conhecimento.