La Musica Para Clara [A música para Clara]: Resenha do livro de elizabeth subercaseaux

Autores

  • Eliana Monteiro Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes https://orcid.org/0000-0002-8505-8222
  • Amilcar Zani Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Heloisa Fortes Zani Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.157953

Palavras-chave:

resenha, Clara Schumann, Elizabeth Subercaseaux

Resumo

A resenha aqui apresentada remete ao livro La música para Clara [A música para Clara], da autora chilena Elizabeth Subercaseaux. Lançada em 2014, a biografia romanceada da compositora alemã Clara Schumann (1819-1896) tem como diferencial o tom intimista adotado pela autora, que é tataraneta de Clara e Robert Schumann, herdeira, portanto, dos genes do casal que marcou a História da Música Ocidental por suas contribuições ao estiloromântico que vigorou no século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Monteiro Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pianista, Mestre e Doutora em Música pela ECA-USP onde desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado sobre Compositoras Latino-americanas. É autora do livro "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor"(Ficções, 2011), do e-book "Compositoras Latino-americanas: vida - obra - análise de peças para piano" (Ficções, 2019) e coautora dos livros "Da ópera ao lied: uma evocação à palavra cantada" (Vieira, 2013) e "Pesquisa e Práticas Interdisciplinares em ambientes musicais" (Vieira, 2015). Gravou em 2012 o CD "Clara Schumann lieder e piano solo" em parceira com a cantora Clarissa Cabral, com quem formou o Duo Ouvir Estrelas (www.duoouvirestrelas.com). Seu trabalho enfoca principalmente a produção musical de mulheres e a música latino-americana. Ministra disciplina de Pós-Graduação no Depto. de Música da ECA-USP, juntamente com os professores Amilcar e Heloisa Zani. É integrante e co-fundadora da rede "Sonora - músicas e feminismos" (www.sonora.me) e do "Grupo Polymnia" (www.polymnia.webnode.com), em cujo site é responsável pela coluna "Compositora do Mês". 

  • Amilcar Zani, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Amilcar Zani é Pianista, Pesquisador e Professor Titular do Depto. de Música da ECA-USP. Sua especialização inclui estudos em Portugal e na Alemanha, e Pós-Doutorados nos EUA, e suas atividades de pesquisador e interprete focalizam o Romantismo Alemão e a produção da Segunda Escola de Viena.

  • Heloisa Fortes Zani, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Profa. Dra. Heloisa Zani é docente do Departamento de Música da Escola de Comu- nicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) nos cursos de graduação e pós-graduação, tem a busca de novas propostas didáticas em relação ao ensino do piano uma constante em suas atividades. Em seus estudos abordou a produção musi- cal de Hans Eisler e também a correspondência entre Clara e Edward Steuermann e René Leibowitz.

Referências

CHISSELL, Joan. Schumann: Música para piano. (Tradução Marco Antonio Esteves da Rocha). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1986.

FRANÇOIS-SAPPEY, Brigitte. Clara Schumann, ou L’œuvre et l’amour d’une femme. Genève: Papillon, 2001-2004.

GERDA SOMMERHOFF HUER (Public Profile). In: GENI - A MyHeritage Company. Disponível em: https://www.geni.com/people/Gerda-Sommerhoff-Ruer/6000000000218452293. Acesso em: 3/6/2019.

GONZÁLEZ, Juan Pablo. Elizabeth Subercaseaux, La música para Clara. Santiago: Sudamericana, 2014, 399 pp. In: Revista Musical Chilena, 68 (221), pp. 92 – 94.

LÉPRONT, Catherine. Clara Schumann. Trad. Eduardo Brandão. 1ª Edição Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.

MONTEIRO DA SILVA, Eliana. Clara Schumann: compositora x mulher de compositor. São Paulo: Ficções Editora, 2011.

MONTEIRO DA SILVA, Eliana; ZANI, Amilcar. “Florestan and Eusebius through Latin American lens: the piano pieces of Argentinian Gerardo Gandini and Chilean Eduardo Cáceres”. Anais do VI SIM_UFRJ 2015 & INTERNATIONAL COLOQUIUM IAI/UdK 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281005118_Florestan_and_Eusebius_through_Latin_American_lens_the_piano_pieces_of_the_Argentinian_Gerardo_Gandini_and_the_Chilean_Eduardo_Caceres.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. (Trad. Angela M. S. Correa). São Paulo: Contexto, 2007.

REICH, Nancy B. Clara Schumann: the artist and the woman. Revised Edition. Ithaca and London: Cornell University Press, 2001.

SUBERCASEAUX, Elizabeth. La música para Clara. Santiago: Sudamericana, 2014.

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

La Musica Para Clara [A música para Clara]: Resenha do livro de elizabeth subercaseaux. (2019). Revista Música, 19(1), 279-288. https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.157953