O cantor-ator: uma revisão da bibliografia norte-americana sobre a atuação cênica do cantor lírico
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.169100Palavras-chave:
Atuação cênica do cantor lírico, Ópera, RecitalResumo
O objetivo do artigo é estabelecer uma discussão sobre os livros norte-americanos publicados entre a segunda metade do século XX e início do século XXI sobre a atuação cênica do cantor lírico, expondo brevemente determinadas reflexões e princípios encontrados nessa literatura. As reflexões dos autores sobre aspectos da preparação e desenvolvimento cênico são organizadas em três eixos temáticos: 1) A preparação cênica e as vias de dentro para fora e de fora para dentro; 2) Desenvolvimento e uso dos recursos expressivos; e 3) Desafios inerentes à atuação cênica do cantor lírico. O conteúdo do artigo foi desenvolvido como parte da revisão da literatura realizada na pesquisa de doutorado da autora.
Downloads
Referências
BALK, H. Wesley. The Complete Singer-Actor: Training for Music-Theater. 4 ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1981.
BALK, H. Wesley. Performing Power: A New approach for the Singer-Actor. 2 ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989.
BALK, H. Wesley. The Radiant Performer: The Spiral Path to Performing Power. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.
BEAN, Matt. Why is Acting in Song so Different? Journal of Singing. Jacksonville: NATS, v. 64, n. 2., p. 167-173, Nov./Dec., 2007.
BURGESS, THOMAS de M.; SKILBECK, Nicholas. Singing and Acting Handbook: games and exercises for the performer. New York: Routledge, 2000.
CARLSON, Rhonda. What Do I Do with My Hands? A Guide to Acting for the Singer. Las Vegas: Personal Dynamics Publishing, 2013.
CLARK, Mark Ross. Singing, Acting, and Movement in Opera: A Guide to Singer-getics. Bloomington: Indiana University Press, 2002.
COSTA, Iná C. Stanislavski na cena americana. Estudos Avançados. São Paulo: USP, v. 16, n. 46, p. 105-112, set./dez. 2002.
CRAIG, David. A Performer Prepares: A Guide to Song Preparation for Actors, Singers and Dancers. New York: Applause Books, 1993.
CRAIG, David. On Singing Onstage. New York: Applause Theatre Book Publishers, 1990.
EDGERTON, Michael E. The 21st Century Voice. Maryland: Scarecrow Press, 2004.
EMMONS, Shirlee; SONNTAG Stanley. The Art of the Song Recital. New York: Schirmer Books, 1979.
EMMONS, Shirlee; THOMAS, Alma. Power Performance for Singers: Transcending the Barriers. New York: Oxford University Press, 1998.
FELSENSTEIN, Walter; FUCHS, Peter P. The Music Theater of Walter Felsenstein. 2 ed. Great Britain: Quartet Encounters, 1991.
GOLDOVSKY, Boris. Bringing Opera to Life. New York: Appleton-Century-Crofts, 1968.
GUSE, Cristine Bello. O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk. Tese de Doutorado em Música. Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulistas “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2018.
HAGEN, Uta. Técnica para o Ator: A arte da interpretação ética. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HELFGOT, Daniel; BEEMAN, William O. The Third Line: The Opera Performer as Interpreter. New York: Schirmer Books, 1993.
HICKS, Alan E. Singer and Actor: Acting Technique and the Operatic Performer. Milwaukee: Amadeus Press, 2011.
LUCCA, LizBeth A. Acting Techniques for Opera. Pomona: Vivace Opera, 2008.
MABRY, Sharon. Exploring Twentieth-Century Vocal Music: A Practical Guide to Innovations in Performance and Repertoire. New York: Oxford University Press, 2002.
MAJOR, Leon; LAING, Michael. The Empty Voice: Acting Opera. Milwaukee: Amadeus Press, 2011.
MOORE, Tracey; BERGMAN, Allison B. Acting the Song: Performance Skills for the Musical Theatre. New York: Allworth Press.
OSTWALD, David F. Acting for Singers: Creating Believable Singing Characters. New York: Oxford University Press, 2005.
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Trad. Pontes de Paula Lima. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
STANISLAVSKI, Constantin. Minha Vida na Arte. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cristine Bello Guse

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).