Cultura de escuta em fones de ouvido: entrelaçamentos e contingências
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172212Palavras-chave:
Cultura do áudio, Fones de ouvido, Walkman, Portabilidade de áudioResumo
Este artigo discute os fones de ouvido como fatores-chave no estabelecimento de uma cultura de escuta móvel, sugerindo que a função desse artefato muda de acordo não apenas com a inovação tecnológica, mas também com contingências econômicas emprestadas da lógica capitalista. Ao discutir conceitos como função timpânica (Jonathan Sterne) e cientificismo (Thimoty Taylor), o texto examina teorias sobre as origens dos fones de ouvido, bem como analisa seus primeiros modelos. O Walkman, lançado em 1980, será objeto de um exame minucioso, pois é responsável por levar o uso de equipamentos de áudio à vida urbana. Posteriormente, o artigo confrontará alguns textos, discutindo a escuta móvel promovida, inicialmente, pelo Walkman, e estendida por outros equipamentos de áudio portáteis, como o iPod da Apple. Na contemporaneidade, os fones de ouvido passaram por um processo de estilização e alcançaram o status de acessório de moda. Por outro lado, estão sendo implementados em narrativas de áudio interativas, como jogos e aplicativos para smartphones. O áudio locativo será discutido como um campo experimental que prevê funções e recursos futuros para os fones de ouvido.
Downloads
Referências
ACOSTA MAYA, S. The Sony Walkman. Revista Universidad EAFIT, v. 36, n. 117, p. 19-27, jun. 2012.
APPLE. iTunes Store Top Music Retailer in the US. Apple, 2008. Retrieved from: <https://www.apple.com/newsroom/2008/04/03iTunes-Store-Top-Music-Retailer-in-the-US>. Accessed on: May 2020.
BEHRENDT. F. Locative media as sonic interaction design: walking through placed sounds. Journal of Mobile Media, v. 9, n. 2, 2015. Retrieved from <http://wi.mobilities.ca/frauke-behrendt-locative-media-as-sonic-interaction-design-walking-through-placed-sounds>. Accessed on: May 2020.
BEYERDYNAMIC. Once and Today. Beyerdynamic, 2014. Retrieved from: <https://global.beyerdynamic.com/company/once-and-today>. Accessed on: May 2020.
BULL, M. Sounding Out the City: Personal Stereos and the Management of Everyday Life. Oxford: Berg, 2000.
BULL, M. No Dead Air! The iPod and the Culture of Mobile Listening. Leisure Studies, v. 24, n. 4, p. 343-355, 2005.
CHAMBERS, I. The Aural Walk. In: COX, C.; WARNER, D. (ed.). Audio Culture: readings in modern music. New York: Continuum, 2004.
CUMMINGS, A. S. Democracy of Sound: music piracy and the remaking of american copyright in the twentieth century. New York: Oxford University Press, 2013.
DU GAY, P. et al. Doing Cultural Studies: the story of the Sony Walkman. London: SAGE Publications, 1997.
ESTREICH, B. The Electrophone System. Bob’s Old Phones, 2013. Retrieved from: <https://www.telephonecollecting.org/Bobs%20phones/Pages/Essays/Electrophone.htm>. Accessed on: May 2020.
GREENBURG, Z. Dr. Dre’s $3 Billion Monster: The Secret History Of Beats. Forbes, 2013. Retrieved from: <https://www.forbes.com/sites/zackomalleygreenburg/2018/03/08/dr-dres-3-billion-monster-the-secret-history-of-beats-3-kings-book-excerpt/#478d996e258d>. Accessed on: May 2020.
HILL, B. The iTunes influence. Engadget, 2013. Retrieved from: <https://www.engadget.com/2013/04/29/the-itunes-influence-part-one, https://www.engadget.com/2013/04/30/the-itunes-influence-part-two-setting-the-music-free, and https://www.engadget.com/2013/05/01/itunes-influence-art-in-the-age-of-digital>. Accessed on: May 2020.
HOSOKAWA, S. The Walkman effect. 1984 [2012]. In: STERNE, J. (ed.). The Sound Studies Reader. New York: Routledge, 2012.
HOWETH, L. S. History of Communications: electronics in the United States Navy. Washington, D.C.: U.S. Government Printing Office, 1963.
IAZZETTA, F. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectivas, 2009.
ISAACSON, W. Steve Jobs. New York: Simon & Schuster, 2011.
KOSS. Koss history. Koss, 2015. Retrieved from <https://www.koss.com/history>. Accessed on: May 2020.
SINGER, M. Nathaniel Baldwin, Utah Inventor and Patron of the Fundamentalist Movement. Utah Historical Quarterly, v. 47, n. 1, p. 42-53, 1979.
STERNE, J. The Audible Past: cultural origins of sound reproduction. Durham; London: Duke University Press, 2003.
STERNE, J. Mp3: the meaning of a format. Durham; London: Duke University Press, 2012.
TAYLOR, T. Strange Sounds. New York: Routledge, 2001.
TOWNSEND, A. Locative-Media Artists in the Contested-Aware City. Leonardo, v. 39, n. 4, p. 345-347, 2006.
HUNT, A.; HERMANN, T. Interactive Sonification. In HERMAN, T., HUNT, A., NEUHOFF, H. (ed.), The Sonification Handbook. Berlin: Logos-Verlag, 2011.
TUTERS, M.; VARNELIS, K. Beyond Locative Media: Giving Shape to the Internet of Things. Leonardo, v. 39, n. 4, p. 357-363, 2006.
VERSTRAETE, P. The Secret Theater revisited: eavesdropping on Locative Media Performance. Journal of Sonic Studies, v. 15, n. 1, 2017. Retrieved from <https://www.researchcatalogue.net/view/411830/411831>. Accessed on: May 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Julián Jaramillo Arango, Paulo Assis Barbosa, Esteban Astorga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento Finance Code 001