Dona Nobis Pacem Op. 28, de Lindembergue Cardoso: análise interpretativa para montagem da obra em formato remoto
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212266Palavras-chave:
Lindembergue Cardoso, Coro Virtual, Análise Musical, Repertório Coral Brasileiro do Século XX, Música CoralResumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa de doutorado em andamento. Propomos uma análise interpretativa da peça Dona Nobis Pacem Op. 28 (1973), para coro a cappella a seis vozes (SSMsTTB), de Lindembergue Cardoso (1939-1989), elaborada para a montagem da obra em formato remoto, a partir de gravações individuais de coralistas junto ao Coro de Câmara Comunicantus. Para a análise utilizamos como principal ferramenta o Referencial de Análise Silva Ramos (2003), abordagens propostas por Rink (2019) e autores que tratam da produção de Lindembergue Cardoso, como Pérez (2009) e Gomes (2002). O trabalho está dividido em três partes: primeiro apresentamos o processo de escolha da obra, tendo em vista o momento singular em que a montagem aconteceu e entendendo, também, a escolha do repertório como uma importante decisão analítica e interpretativa do performer; na segunda parte trazemos uma visão geral da peça com suas principais características musicais, seus aspectos contextuais, questões notacionais e a grande estrutura formal; na terceira parte abordamos o tratamento dado aos materiais musicais de forma mais específica, a partir da divisão formal estabelecida. Como parte das considerações finais, observamos que o compositor adota diferentes procedimentos composicionais, tendo como objetivo central o desenvolvimento de novas texturas e exploração timbrística. Também observamos que as condições estabelecidas pelo distanciamento social durante a pandemia de Covid-19 modificaram as possibilidades de montagem de repertório, mas não necessariamente diminuíram a qualidade artística e o nível técnico. Junto com as inúmeras adaptações emergiram novos conhecimentos e diferentes abordagens pedagógicas e possibilidades interpretativas.
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