Carta para Eunice Katunda: diálogo sobre um instrumento de uma corda só

Autores

  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás
  • José Luiz Cirqueira Falcão Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.214513

Palavras-chave:

Berimbau, Capoeira, Decolonialidade, Eunice Katunda

Resumo

Em 1952 a pianista, compositora, regente e arranjadora, Eunice Katunda (1915 – 1990), publicou, na Revista Fundamentos, o texto “Capoeira no Terreiro de Mestre Waldemar”, em que narra suas impressões sobre essa arte negra, com atenção aos seus aspectos musicais e com aguçada crítica ao pensamento elitista de que nas culturas populares não há criação artística. Tendo em vista a importância de se divulgar a história e o pensamento de mulheres musicistas, como forma de reparar a injustiça histórica da invisibilização deste gênero, escrevemos uma carta para Eunice Katunda, utilizando a licença poética do campo da arte, para discutir aspectos por ela apontados no referido texto, sobretudo a ideia de que o berimbau seria um “instrumento musical limitado”.

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Biografia do Autor

  • José Luiz Cirqueira Falcão, Universidade Federal de Goiás

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1982), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é Professor Aposentado, Associado IV da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

Carta para Eunice Katunda: diálogo sobre um instrumento de uma corda só. (2023). Revista Música, 23(2), 233-255. https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.214513

Dados de financiamento