Motivações para tocar na banda marcial escolar: uma análise das narrativas de seus ex-integrantes

Autores

  • Rodrigo Lisboa da Silva Secretaria de Educação da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.214344

Palavras-chave:

bandas marciais escolares, motivação, Entrevistas narrativas

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa de mestrado que buscou investigar as percepções e experiências de dez ex-integrantes de bandas marciais escolares de CIDADE – que não seguiram estudos superiores ou profissionalizantes nem carreira na área – a respeito de seus percursos de formação musical (XX, 20XX). Com o uso de entrevistas narrativas (FLICK, 2004; GIBBS, 2009; PENNA, 2021), esses sujeitos revelaram, dentre outros aspectos, suas significações subjetivas, relações e motivações com a música e a banda escolar. A análise das narrativas revelou que a decisão em tocar na banda marcial escolar pode estar relacionada a incentivos da família e de amigos, à oportunidade de assistir aos ensaios ou a uma apresentação na escola, à possibilidade de aprender um instrumento musical, apresentar-se e ser prestigiado pela comunidade.  Evidenciou ainda que a prática na banda escolar pode favorecer um encontro com o sentido de vida, ou seja, um projeto para dedicar-se mesmo que momentaneamente (AQUINO, 2013; FRANKL, 2022; MIGUEZ, 2014). Conclui-se que as bandas marciais escolares são ferramentas importantes para a iniciação musical e que fatores extrínsecos – incentivo de familiares e amigos, por exemplo – podem ser importantes para o ingresso de novos estudantes.    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADDERLEY, Cecil; KENNEDY, Mary; BERZ, William. A Home away from Home: the world of the high school music classroom. Journal of Research in Music Education, [s. l.], v. 51, n. 3, p. 190-205, 2003. Disponível em: http://drora.me/wp-content/uploads/2014/04/a-home-away-from-home-the-world-of-the-high-school-music-classroom.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.

ALLSUP, Randall Everett; BENEDICT, Cathy. The problems of band: an inquiry into the future of instrumental music education. Philosophy of music education review, [s. l.], v. 16, n. 2., p. 156-173, 2008. Disponível em: https://cutt.ly/0b6YZy7. Acesso em: 4 dez. 2023.

AQUINO, Thiago Antonio Avellar de. Logoterapia e análise existencial: uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2013.

BARRET, Margaret S. (ed.). Towards a cultural psychology of music education. In: BARRET, Margaret S. A cultural psychology of music education. New York: Oxford University Press, 2011. p. 1-15.

BINDER, Fernando Pereira. Bandas militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música), UNESP, São Paulo, 2006. Disponível em: https://cutt.ly/uWHInbA. Acesso em: 3 dez. 2023.

BOWMAN, Wayne. Reconceiving music and music education as ethical practices. Revista da ABEM, [s.l.], v. 28, p. 162-176, 2020. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem /article/view/1010. Acesso em: 28 nov. 2023.

BURNARD, Pamela. Musical creativities in practice. Oxford: Oxford University Press, 2012.

CAMPOS, Nilceia Protásio. O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado musical e outros aprendizados. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, n. 19, p. 103-111, mar. 2008. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/264. Acesso em: 10 dez. 2019.

CARMO, Claudionor Crisostomo do. Motivação para tocar na banda: um estudo com dois alunos da banda marcial do Colégio Sergio Fayad Generoso em Formosa-GO. 38 f. Monografia (Licenciatura em Música), Universidade de Brasília, Formosa-GO, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/9932 . Acesso em: 4 nov. 2019.

CARVALHO, Aline Panneitz de; GONÇALVES, Lílian Sobreira. Contribuição pedagógica das oficinas de Banda Marcial. Educação, Batatais, v. 7, n. 4, p. 141-159, jul./dez. 2017.

CHAGAS, Robson Miguel Saquett; LUCAS, Glaura. Transmissão do saber e relações sociais nas práticas musicais das bandas civis de música. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 24., 2014, São Paulo. Anais.... São Paulo: ANPPOM, 2014. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2014/2807/public/2807-9816-1-PB.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

CISLAGHI, Mauro César. A educação musical no projeto de bandas e fanfarras de São José (SC): três estudos de caso. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 63-75, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/191/123. Acesso em: 10 jul. 2019.

COSTA, Francisval Candido da. Processos de subjetividades, interações e pertencimento na banda de música escolar: um estudo de caso na Banda Marcial Ranulpho Paes de Barros, em Cuiabá/MT. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. Disponível em: https://ri.ufmt.br/bitstream/1/2354/1/DISS_2020_Francisval%20Candido%20da%20Costa.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.

COSTA, Manuela Areias. Música e História: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Tempos Históricos, [s. l.], v. 15, p. 240-260, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/5707. Acesso em: 03 dez. 2023.

COSTA, Luiz Fernando Navarro. Transmissão de saberes musicais na Banda 12 de Dezembro. 117 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6626. Acesso em: 1 set. 2019.

CUMBERLEDGE, Jason. The benefits of college marching bands for students and universities: a review of literature. National Association for Music Education, [s. l.], v. 36, p. 44-50, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/8755123316682819. Acesso em: 3 nov. 2019.

DANTAS, Fred. Bandas, Fanfarras e Filarmônicas. In: SONORA BRASIL. Bandas de música: formações e repertório. Rio de Janeiro: Sesc, 2018. p. 12-29.

FAGUNDES, Samuel Mendonça. Processo de transição de uma banda civil para uma banda sinfônica. 160 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/AAGS-8A7MVK. Acesso em: 8 jul. 2019.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 57. ed. Petrópolis: Vozes, 2022.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIBSON, Adrian Thomas. Student’s perceptions of high school bands programs, their marching bands, and factors that lead to intend enrollment in these ensembles. 136 f. Dissertation (Doctor of Philosophy) – Georgia State University, Georgia, 2016. Disponível em: https://cutt.ly/Tb6IYhQ. Acesso em: 7 out. 2019.

GOMES, Celson Henrique Sousa. Educação musical na família: as lógicas do invisível. 2009. 210 f. Tese (Doutorado em música) – UFRGS, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15575. Acesso em: 27 mar. 2020.

HALLAM, Susan. Culture, musicality and expertise. In: BARRET, Margaret S. A cultural psychology of music education. New York: Oxford University Press, 2011. p. 201-224.

ILARI, Beatriz. Quando o músico pensa em deixar a profissão: um estudo comparativo entre instrumentistas brasileiros e canadenses. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 71-88, 2002. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/EmPauta/article/view/8528. Acesso em: 03 set. 2023.

LIMA, Marcos Aurélio de. A banda estudantil em um toque além da música. São Paulo: Annablume, 2007.

LISBOA, Rodrigo; PENNA, Maura. Possíveis contribuições das bandas marciais para seus ex-integrantes: uma análise a partir das narrativas de vida. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais... Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: https://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/75/31. Acesso em: 30 nov. 2023.

MIGUEZ, Eloisa Marques. Educação em busca de sentido: pedagogia inspirada em Viktor Frankl. São Paulo: Paulus, 2014.

NÓBREGA, Matheus Lopes Costa. A cidade das bandas: o projeto de bandas marciais da rede municipal de ensino de João Pessoa. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13099?locale=pt_BR. Acesso em: 3 dez. 2023.

PENNA, Maura. Possibilidades heurísticas da entrevista narrativa para a pesquisa em educação musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 31., 2021, João Pessoa. Anais.... João Pessoa: ANPPOM, 2021. Disponível em: https://anppom-congressos.org.br/index.php/31anppom/31CongrAnppom/paper/viewFile/831/491. Acesso em: 05 jan. 2023.

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SCHROEDER, Sílvia Cordeiro Nassif. O músico: desconstruindo mitos. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 109-118, 2004. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/368. Acesso em: 18 mai. 2023.

SILVA, Rodrigo Lisboa da. Memórias da banda: percursos de formação de ex-integrantes. 2020, 196 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18517?locale=pt_BR. Acesso em: 25 nov. 2023.

SILVA, Francinaldo Rodrigues da. A aprendizagem musical e as contribuições sociais nas bandas de música: um estudo com duas bandas escolares. 2014. 188 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2014. Disponível em: https://cutt.ly/1WHPoxv. Acesso em: 20 nov. 2023.

SILVA, Thallyana Barbosa da. Banda marcial Augusto dos Anjos: processos de ensino aprendizagem musical. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. Disponível em: https://cutt.ly/9WHPIgz. Acesso em: 30 nov. 2018.

SOARES, Adalto. Orquestra de Metais Lyra Tatuí: a trajetória de uma prática musical de excelência e a incorporação de valores culturais e sociais. 2018. 252 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27560. Acesso em: 20 jun. 2019.

SOUZA, Erihuus de Luna. P’rá ver a banda passar: uma etnografia musical da banda marcial Castro Alves. 179 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8757?mode=full&locale=pt_BR. Acesso em: 20 set. 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Motivações para tocar na banda marcial escolar: uma análise das narrativas de seus ex-integrantes. (2023). Revista Música, 23(2), 291-310. https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.214344