Dalcroze e a questão do ritmo na educação musical: sobre a tradução de L’Éducation par le Rythme

Autores

  • José Rafael Madureira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217929

Palavras-chave:

Rítmica Dalcroze, Educação Musical, Ritmo, Corporalidade, Tradução

Resumo

Tradução do ensaio L’Éducation par le Rythme (A educação pelo ritmo), escrito pelo compositor e pedagogo suíço Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950) e publicado na revista Le Rythme em 1909. A tradução é precedida de uma apresentação na qual o contexto biográfico do autor é brevemente elucidado, assim como os tópicos centrais do texto.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. In: Os Pensadores – Theodor W. Adorno. Textos Escolhidos. Trad. por Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

ANDRADE, Mário de. Oração de Paraninfo [1935]. Pro-Posições, v. 46, n. 16, p. 261-270, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2302/46-diversoeprosa-andradem.pdf

JAQUES-DALCROZE, Émile. O Ritmo, a Música e a Educação, trad. por Rodrigo Bataglia, Lilia Justi, Luis Carlos Justi, Gilka Martins de Castro Campos, José Rafael Madureira e Laura Tausz Rónai. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2023. (livro digital). Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/21526

JAQUES-DALCROZE, Émile. La Rythmique. Lausanne: Jobin & Cie., 1917. (v. 2).

JAQUES-DALCROZE, Émile. L’Éducation par le Rythme. Le Rythme, v. 1, n. 7, p. 63-70, 1909.

JAQUES-DALCROZE, Émile. La Réforme de l’Enseignement Musical à l’École (Mémoire presente au Congrés de l’Enseignement Musical à Soleure em 1er. Juillet 1905). Lausanne: Payot & Cie. Éditeurs, 1905.

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Dalcroze e a questão do ritmo na educação musical: sobre a tradução de L’Éducation par le Rythme. (2023). Revista Música, 23(2). https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217929