v. 20 n. 2 (2020): Dossiê: Música em quarentena

					Visualizar v. 20 n. 2 (2020): Dossiê: Música em quarentena

Além dos trabalhos recebidos com temáticas livres, o v. 20 n. 2 da Revista Música apresenta o dossiê “Música em quarentena”, que reúne artigos e relatos selecionados pelas editoras convidadas, com reflexões e experiências de músicos(as) e professores(as) de Música, a respeito das atividades musicais (pedagógicas, artísticas e terapêuticas) realizadas durante a quarentena decretada desde março de 2020 (no Brasil), quando aulas presenciais e apresentações musicais foram interditados por causa das medidas de contenção da pandemia de Coronavírus em todo o mundo. O dossiê é dividido em três subáreas de interesse: Educação Musical, coordenada pela professora Magali Kleber e pela professora Luciane Garbosa; Performance Musical, coordenada pela professora Sonia Ray; Saúde e emoções do músico, coordenada pela professora Luciane Cuervo. Esta edição ainda apresenta duas traduções de textos referenciais, "Etnomusicologia" de Jean-Jacques Nattiez  e "Sacro e profano na música", de Thrasybulos Georgiades. Fecha este volume o relato do compositor Harry Crowl sobre a criação de seu Quarteto de cordas nº 3, com coro SATB, "Corona", uma reflexão musical sobre a pandemia e seu impacto humano. As contribuições são de pesquisadores e pesquisadoras de várias regiões do Brasil e do exterior.

Publicado: 2020-12-20

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180239
    Paulo de Tarso Salles

Partitura

  • Quarteto de cordas nº 3, com coro SATB, "Corona": relato sobre o contexto da composição e partitura da obra

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179849
    Harry Crowl
    451-461

Artigos

  • O regente como intérprete: aspectos relevantes da relação regente-obra

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173758
    Luciano Camargo
    1-16
  • Uma análise da releitura coreográfica de Erosão, música de balé de Heitor Villa-Lobos, por Luiz Bongiovanni

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176298
    Charlotte Caroline Riom
    17-48
  • O Verbo Entoado: Uma breve reflexão sobre a palavra cantada e seus desdobramentos

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.173069
    Jorge Fernando Barbosa do Amaral
    49-62
  • Música armorial: revisão bibliográfica

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.172263
    Marília Paula dos Santos
    63-98
  • Irmãs em conflito: música e texto em Elektra (1909) de Richard Strauss

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.169716
    David Gomiero Molina
    99-118
  • J. Octaviano e Oscar Guanabarino: “a verdade é uma aposta de lutas”

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174582
    Humberto Amorim
    119-172
  • Música de Mbira: Lentes e reflexões ampliadoras de conceito(s) e significado(s) da Música

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175175
    Micas Orlando Silambo
    173-192
  • A Sonata do Girassol Vermelho: contribuições para a literatura musical para viola

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.175139
    Semitha Heloisa Matos Cevallos
    190-218
  • Perspectivas sobre a Segunda e Terceira Fase de Beethoven: Desenvolvimentos em sua Escrita para Violoncelo nas Sonatas Op. 69 e Op. 102

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176085
    Elise Pittenger
    223-238
  • Dossiê "Música em quarentena": Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180209
    Magali Oliveira Kleber, Luciane Wilke Freitas Garbosa, Sonia Ray, Luciane Cuervo
    I-IV
  • (Re)Ações da Associação Brasileira de Educação Musical em tempos de pandemia: entre adaptações e a construção de um novo futuro

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179804
    Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Mário André Wanderley Oliveira
    239-258
  • Fladem Brasil: ações de resistência em meio à pandemia de COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179805
    Glauber Resende Domingues, Leonardo Moraes Batista
    259-282
  • Ações, interações e transformações da Performance musical no confinamento

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180193
    Sonia Ray
    283-296
  • Em busca da clarineta perdida: conexão com a performance no reencontro com meus instrumentos

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179210
    Ricardo José Dourado Freire
    297-312
  • A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179790
    Sonia Regina Albano de Lima
    313-336
  • Virtual flauta doce: projetos de extensão integrados com atividades não presenciais

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179788
    Isamara Alves Carvalho, Patrícia Michelini Aguilar, David Castelo
    337-350
  • "And Harry doesn't mind if he doesn't make the scene...": Repensando a performance durante a pandemia de 2020

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179789
    Fabio Soren Presgrave
    351-356
  • Percepções do impacto da pandemia no meio acadêmico da música: um ensaio aberto sobre temporalidades e musicalidades

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180068
    Luciane Cuervo, Pedro Ricardo Bücker Santiago
    357-378
  • O estresse gerado pela pandemia como risco para adoecimento mental e físico do músico a partir das neurociências cognitivas

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.178817
    Viviane Louro, Fabiana dos Santos Louro, Plinio Gladstone Duarte
    379-396
  • O uso da música para a regulação do estado de ânimo no período pós-COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180074
    João Fortunato Soares-Quadros Junior, Carmen María Román-Torres, Alberto Joaquim Gouveia Diniz Neto, Ivo Freitas Santana
    397-416

Tradução

  • Etnomusicologia

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.176385
    Jean-Jacques Nattiez; Marcos Branda Lacerda, Lucas de Lima Coelho
    417-434
  • Sacro e profano na música

    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.174976
    Thrasybulos Georgiades; Igor Baggio
    435-450