Villa-Lobos as a songwriter

the lyrics into the "Aria" of Bachianas Brasileiras n. 5

Authors

  • Pedro de Grammont e Souza Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163285

Keywords:

Villa-Lobos, song, Bachianas nº5, semiotic analisys, song semiotics

Abstract

The present work articulates some imagetic-poetic narratives, weaving a research that, starting from the original lyrics of the “Aria” from Bachianas Brasileiras nº 5, written by the poet Altamirando de Souza. This paper analyzes it in several aspects, tracing a whole new narrative about the semantic planes present in the most played work of Villa-Lobos around the world. Thus, it presents Villa-Lobos as a songwriter, a little discussed matter, until then.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Pedro de Grammont e Souza, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pedro de Grammont e Souza é Mestrando pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) [2019]. Graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) [2018]. Em seu trabalho de conclusão de curso, pesquisou a canção mineira contemporânea, tecendo análises sobre composições de três cantautores mineiros: Kristof Silva, Rafael Pimenta e Sérgio Santos. Cursou também Comunicação Social - Jornalismo (UFOP) [2011-2013] e Violão pela Universidade Livre de Música Popular (Bituca) [2014]. Tem experiência em Música Popular, especialmente na área de composição musical. Foi vencedor do Concours Slam "Allons En France" da Embaixada da França no Brasil, tendo se apresentado em cidades da França [2011]. Realizou uma residência artística pelo MinC em Nova Iorque com o grupo teatral Living Theatre, na qual pesquisou, junto da atriz Maíra Lana, a produção da companhia durante o período da ditadura militar no Brasil [2012]. Como compositor e instrumentista, lançou dois discos: "Rua da Virada: Vou Com os Meus" [2016] e "Trejeitos Atravessia" [2018]. Realizou uma turnê musical com o grupo Trejeitos, tendo se apresentado pelo sudeste e sul do Brasil e, também, em cidades do Uruguai, Argentina e Chile [2017/18].

References

DUDEQUE, Norton. Influências nas Bachianas Brasileiras: A Cantilena da Bachianas Brasileiras n. 5 e no “Trenzinho do Caipira”. Anais do I Simpósio Internacional Villa-Lobos, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

FISCHER, Luís A.; LEITE, Carlos A. B. O Alcance da Canção: estudos sobre música popular, São Paulo: Arquipélago Editorial, 2016.

FELICÍSSIMO, Rodrigo P. Estudo Interpretativo da Técnica Composicional Melodia das Montanhas: Utilizada nas Peças Orquestrais New York Sky-Line Melody e Sinfonia nº 6 de Heitor Villa-Lobos. Beau Bassin, Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2016.

GUÉRIOS, Paulo R. Heitor Villa-Lobos e o Ambiente Artístico Parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro. Mana, v. 9, n. 1, p. 81-108, 2003.

MEDEIROS, Luciana. Partitura que fez Villa-Lobos ser acusado de plágio é descoberta. Folha de São Paulo, 20 mai. 2019.

MUSEU VILLA-LOBOS. Villa-Lobos, Sua Obra. Rio de Janeiro: MEC-Museu Villa-Lobos, 1972.

NÓBREGA, Adhemar. Atualidade da Música de Villa-Lobos. In: Presença de Villa-Lobos. Rio de Janeiro: MEC-Museu Villa-Lobos, p. 13-19, 1969.

PIEDADE, Acácio. Tópicas em Villa-Lobos: o excesso bruto e puro. Anais do I Simpósio Internacional Villa-Lobos, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

TATIT, Luiz. Elementos semióticos para uma tipologia da canção brasileira. Tese (Doutorado em Lingüística). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1986a.

TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986b.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

TATIT, Luiz. Hjelmslev e as Bases Tensivas do Semi-Simbolismo. Documento de Estudo nº 5, Centro de Pesquisas Sociossemióticas, p. 11-71, 2007.

WISNIK, José M. Getúlio da Paixão Cearense. In: SQUEFF, Ênio; WISNIK, J. M. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. São Paulo: Brasiliense, p. 178-190, 2001.

ZILBERBERG, Claude. Essai Sur Les Modalités tensives. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1981.

ZILBERBERG, Claude; FONTANILLE, Jaques. Tensão e significação. São Paulo: Humanitas, 2001.

Published

2019-12-19

How to Cite

Villa-Lobos as a songwriter: the lyrics into the "Aria" of Bachianas Brasileiras n. 5. (2019). Revista Música, 19(2), 186-209. https://doi.org/10.11606/rm.v19i2.163285